(Jó 40:1-12).
Às vezes queremos enganar a nós mesmos. A verdade é que não podemos fugir da realidade da vida. A vida na terra é composta de: Coisas boas e ruins, difíceis e fácies; de tristezas e alegrias, verdades e mentiras; doença e saúde; certo e errado; dúvidas e certezas; e outras mais.
A consciência do que a vida é na terra, nos ajuda muito a superar as tempestades da vida, e sabermos lidar com as nossas frustrações, inseguranças, medos, limitações, competições, decepções, enfermidades, aperto financeiro, desajuste familiar, desarmonia conjugal, etc.
Por meio da Palavra, observamos que Jesus conscientizou os discípulos desta realidade dizendo: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo! Eu venci o mundo” (Jo.16:33). Deus não prometeu acabar com as tempestades, mas nos desafiou a ter bom ânimo, e a partir Dele e com Ele, vencê-las.
O problema é que só olhamos as dificuldades e esquecemos-nos de parar para ouvir Deus falar. Quando agimos desta forma, supervalorizamos os problemas e os tornamos maiores do que realmente são. As tempestades fazem parte da vida, acontecem. O que precisamos é tirar proveito delas, porque às vezes vem para nos aproximar mais de Deus; outras vezes para provar nossa fidelidade a Ele; e também para nos levar ao amadurecimento e crescimento pessoal.
Quando estamos vivendo dentro de uma tempestade somos inclinados a duvidar e até mesmo questionar o poder de Deus. O diálogo de Deus com Jó começa esclarecendo isso (Jó 40:1,2).
Isaías 45:9 “Ai daquele que contende com o seu criador, e não passa de um caco de barro entre outros cacos”. Ro. 9:20 “Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas?”.
Quando passarmos por tempestades é fundamental deixarmos Deus falar. Essa foi a atitude correta de Jó (Jó 40:3-5).
E o que Deus pode falar no meio das tempestades da vida?
- Deus começa pela gente e não pela solução dos problemas (Jó 40:6-9). Prepara-te, cinge os teus lombos como homem para falar comigo. É preciso crescer, ter maturidade, equilíbrio, mente adulta para entender. Antes de tudo, esteja coberto da verdade de que todo poder reside em mim (Deus). Deus não quer ser visto como um remédio para resolver os nossos problemas, mas como Ser supremo, que está acima dos nossos desejos e vontades.
-
Deus quer que sejamos revestidos do sagrado, daquilo que só Ele tem e pode dar (Jó 40:10). Ter a imagem Dele está acima da solução dos problemas que nós mesmos criamos. Ornar é arrumar o que a tempestade desarrumou; colocar no lugar certo o que foi desorganizado; enfeitar a vida com o que vem de Deus e que é muito maior do que a simples solução de problemas.
-
Deus quer que nos esvaziemos de toda soberba e altivez (Jó 40:11). Repudia a sujeira interior, rejeita os pecados e as feridas da alma. É necessário combater a feiura interior para ser cheio do que vem de Deus.
-
Deus quer que reconheçamos a grandeza do seu poder (Jó 40:15-24). Contemplar aqui é tirar a vista da tempestade e voltar os olhos para o poder de Deus (Jó 42:2).
Superar as tempestades é aprender a depender de Deus, reconhecendo que Ele está acima dos nossos problemas; é passarmos a falar Dele da forma correta (Jó 42:7,8). O problema de Jó só foi resolvido depois que ele passou a falar bem de Deus.
É nas tempestades da vida que somos desafiados a não só ouvirmos falarem de Deus, mas também a vê-lo como Ele realmente é: O DEUS TODO PODEROSO (Jó 42:5).