Se na vida procurarmos um exemplo para servir de parâmetro para demonstração de crescimento e valor pessoal, a história de superação das mulheres no mundo ocupa o primeiro lugar.
Observações importantes sobre as mulheres:
*Toda mulher já nasce com seu valor próprio, porque o seu valor não está pelo que ela conquistou na história ou ainda vai conquistar, mas pelo que ela já é: Criação especial de Deus.
*No andar da história, a mulher perdeu valor diante dos homens, mas não diante de Deus. Foram os homens que desvalorizaram e trataram as mulheres como sexo frágil, subjugando-as e tratando-as como segunda criatura.
*A mulher foi criada para conviver ao lado do homem, ou seja, nem na frente nem atrás. Só há possibilidade de um ser humano auxiliar o outro e lhe corresponder de verdade, estando ao seu lado. Corresponder implica ser adequado um ao outro; equivaler-se; ter características interiores e exteriores, próprias e semelhantes. Conviver lado a lado não destrói as funções individuais, mas nivela os direitos.
*A mulher é a criação de Deus que fez a vida do homem se tornar melhor, por isso seu valor é incalculável.
O texto revela uma conversa de Jesus com uma mulher, que para os judeus não tinha nenhum valor (Jo.4:9,27). Então, neste diálogo, Jesus começa nos ensinando uma verdade suprema: Uma pessoa vale por ser pessoa, criação de Deus, e não pelo que tem ou pela sua história de vida.
A samaritana era uma mulher sem valor pra sociedade judaica da época, mas que possuía valores pessoais extraordinários, que contribuíram para impactar e levar seu povo a conhecer o Messias.
*Conhecedora da história do seu povo (vs. 12,19,25). Estava apta para dialogar com quem possuía conhecimento.
*Ciente dos seus problemas e das dificuldades que seu povo enfrentava (v.9).
*Avaliava e questionava o que ouvia das pessoas, antes mesmo de absorver tudo (v.12).
*Uma mulher disposta a trocar o que lhe dava satisfação passageira por algo que lhe dava satisfação permanente (v.15).
*Era verdadeira consigo mesmo e com o próximo (v.16,17).
*Tinha expectativa correta do futuro (v.25).
*Era uma mulher influenciadora e não apenas expectadora (vs.28-30).
*Seu testemunho do que ouviu de Cristo foi tão impactante, que seu povo passou a crê que Jesus era o Messias esperado (v.39-42).
Conclusão:
Nesta conversa Jesus deu tanto valor àquela mulher e ofereceu-lhe água viva, que ela foi impactada por tudo que ouviu de Jesus e muitos do seu povo foram influenciados pelo que ouviu dela. A salvação chegou naquele lugar quando alguém se dispôs a testemunhar das palavras de Jesus.