Como queremos viver um ano diferente se começamos sempre da mesma forma. Como queremos viver um ano produtivo se começamos repetindo os mesmos erros e atitudes do ano que passou.
Começos certos podem contribuir de forma significativa na caminhada para finais felizes. Infelizmente muitas pessoas iniciam o ano presos no passado, alimentando decepções e amarguras por causa dos sonhos não realizados; frustrados pelas adversidades e desgastes do que viveu no ano que passou.
Pior de tudo são aqueles que iniciam o ano com as mesmas prioridades de vida. Apostam toda felicidade em satisfações produzidas pelas coisas terrenas, tais como: Sucesso profissional, investimento financeiro, conquistas materiais, prazeres carnais, status sociais, etc.
O maior exemplo de como começar da forma certa está na maneira como Jesus começou. Ele não começou de qualquer jeito, nem sem a direção e presença do Espírito de Deus em sua vida.
Antes de iniciar o seu ministério Ele teve três experiências significativas e determinantes em sua caminhada para realização de sua missão:
* O batismo da consciência da importância da vontade de Deus em sua vida. A realização das coisas em sua vida tinha que ser primeiro da maneira de Deus (Mt.3:14,15 / Jo.5:19,20). Ao dizer para João Batista “convém que assim seja”, significa aceitar, concordar plenamente, com a vontade de Deus.
* O batismo da presença do poder do Espírito Santo em sua vida (Mt.3:16). Jesus era movido pela unção e direção do Espírito Santo, para realizar sua missão. Obs. O apóstolo Paulo despertou a igreja da Galácia a começarem tudo pelo Espírito de Deus e não pela carne/esforço próprio. (Gl.3:3).
* A experiência de ser provado e aprovado para vencer as tentações do Tentador. Isto exige entrega total à direção do Espírito para fortalecimento interior. É quando, pelo tratar de Deus, o homem interior se torna mais forte que o exterior (Mt.4:1,2). É na caminhada diária com Deus que o final será feliz. “Todos querem viver no topo da montanha, mas a felicidade e crescimento ocorrem quando você a está escalando”.
Conclusão: Começar bem só tem uma forma, colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas e caminhar da mesma forma como Cristo caminhou na terra. Ex. O apóstolo Paulo (Fp.3:12-14).