Muitos tem se levantado em nome de Cristo pregando e ensinando um evangelho que diverge daquele pregado por Ele durante o seu ministério na terra. O Evangelho que Ele pregava divergia dos ensinamentos e exigências dos estudiosos de sua época, porque era o Evangelho do Reino, ou seja, ensinos estabelecidos pela vontade do próprio Deus.
O apóstolo Paulo alertou as Igrejas de Corinto e da Galácia a abraçar o verdadeiro Evangelho (ll Co.11:3-4 / Gl.1:6-12).
Marcas do Evangelho de Cristo:
Ensina, educa as pessoas a aprenderem como viver de verdade (v.17). Viver de verdade é seguir na caminhada da vida dando passos, com ações certas, em direção a Deus. No sermão do monte ele revela as ações praticadas por aqueles que abraçam o verdadeiro Evangelho. Viver de verdade é não ser travado, preso, limitado, pelas contingências e detalhes da vida terrena. É admitir que Deus é maior do que tudo que Ele mesmo fez, e assim, estar Nele e com Ele é mais importante do que qualquer coisa.
Tem o poder de tratar, curar e restaurar o pecador (v.b). Jesus disse: Eu vim para os doentes e não para os sãos. Ao mesmo tempo em que Ele ensinava, Ele também operava milagres de transformação da alma e do corpo humano. O Apóstolo Paulo apresentou este mesmo Evangelho à igreja em Tessalônica ( I Ts.1:4,5).
Atrai as pessoas para Ele (Jesus) mesmo (v.18,19). O foco do verdadeiro Evangelho é atrair as o pecador para Deus. Hoje, o evangelho que é pregado evidencia mais o pregador do que Deus.
Produz fé operosa no coração dos homens (v.20). A verdade do Evangelho tira a incredulidade, produz confiança em Deus e leva o cristão a praticar os ensinos de Jesus. O verdadeiro Evangelho faz o homem caminhar em direção ao próximo e agir diante de suas necessidades.
Limpa o pecador dos seus pecados (v.20b-24). O verdadeiro Evangelho nos torna novas criaturas. Obs. O paralítico foi primeiro curado na alma.
Põe de pé aquele que está no chão, caído (v.24). Quando Jesus disse para o paralítico se levantar é porque a alma dele já estava em pé dentro dele. Obs. Tem gente em pé, mas com a alma deitada, doente de amargura e incredulidade.
Conduz o homem tomar rédeas de sua própria vida e viver em verdadeira liberdade (v.24). Jesus disse ao paralítico para ele tomar o que era dele (Maca) e andar, dar passos sem a dependência de outros. Obs. Paralítico implica em ser carregado por outros, ser viciado pela dependência e estagnação, esquecer-se de fazer o que é normal (Andar). O verdadeiro Evangelho não deixa o Diabo roubar o que é nosso. Jesus disse: Volta pra casa com o que é teu.
Conduz o homem de volta ao lugar onde ele deveria estar, e nunca ter saído (v.24). Vá para casa implica: Presença do Pai; lugar seguro; um destino; uma chegada; lugar de intimidade e de identidade.
Conclusão: O verdadeiro Evangelho conduz o homem a andar com suas próprias pernas, louvando a Deus e vivendo na direção e dependência da vontade de Cristo (v.25). Quando isto acontece, o mundo verá Deus fazendo coisas extraordinárias nele e através dele (v.26).