Jesus falava antes sobre o fim dos tempos: falsos cristos, guerras, rumores de guerra, fomes, terremotos, gente perseguida por causa do nome de Jesus, sinais no céu. Ele deixa claro que o filho do homem virá, mas ninguém sabe o dia nem a hora da sua volta. Depois disso, Jesus conta esta parábola como que para ilustrar o modo de vida de cada um nessa espera.
Tudo nesta vida se resume em uma caminhada ao encontro do noivo que é Jesus – “pegaram as suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo”.
O aspecto futuro do Reino dos céus é exemplificado pela atitude de 10 virgens, sendo que 5 são prudentes e 5 imprudentes. As prudentes mantem acesa a chama durante toda caminhada. As imprudentes se descuidam da chama.
O que faltou para as virgens imprudentes foi o óleo. Que óleo é esse?
Para uns pode parecer algo apenas místico o que os faz buscar através de experiências supostamente sobrenaturais. Vigílias, jejuns, ofertas, cultos e etc.
A candeia é a vida e a luz é a revelação do evangelho – Manter essa candeia acessa será necessário aumentar a cada dia a revelação do evangelho. Isso é o óleo.
A luz da vida é tanto mais luminosa quanto maior é a sua consciência do evangelho.
A caminhada exige luz para não se desviar do caminho.
Cada um deve manter a sua própria chama acesa. O óleo é para si mesmo.
Quando o noivo diz “não as conheço” pode ser entendido como “não consigo identifica-las sem luz”. A chama acesa é que a identifica para o noivo.
A questão é que as noivas imprudentes não eram conhecidas do noivo.
A lâmpada da nossa vida é acesa e mantida acesa pela palavra em nós.
“Tua palavra é lâmpada para meus pés e luz para o meu caminho”. Tanto mostra o passo imediato quanto o rumo a seguir. Não se trata de leitura apenas, mas de caminhar com ela nos caminhos da vida.
O conselho para a espera é vigiem, ou seja, esteja atento á luz na sua vida.
Paulo ensina o que nunca deve faltar em nossa vida (Rm 12:11).
Zelo – tratar com seriedade a caminhada com Cristo.
Fervor – ter intensidade (temperatura quente) na sua caminhada.
Serviço – ainda que a caminhada seja pessoal não é apenas para você, mas sim para servir o outro. Isso é o que mantem a luz acesa.
Muitos ficam de fora perdendo a visitação do mestre Jesus hoje.
Ele está presente, mas não é notado e quem não o nota é porque vive sem dar importância ao evangelho na vida.
A questão mais importante tratada por Jesus não é estar atento aos sinais de sua volta, mas sim atento á luz da sua vida agora para que seka reconhecido por Ele.
Entrar no céu não é a parte mais importante do evangelho, mas sim viver na terra como Jesus viveu. É desse jeito que creio.