A afirmação de Paulo é que quanto mais pecado, mais a graça de Deus transborda. Implica dizer que a graça de Deus é maior que todos os pecados juntos.
O que é graça?
Graça é um favor que não merecemos, mas ainda assim Deus nos faz.
É o que Deus fez sem qualquer contribuição nossa.
A graça de Deus é limitada? Ela desvanece? Ela fica opaca por causa dos nossos erros? Ela brilha mais por causa dos nossos acertos?
A graça de Deus acaba uma vez instalada em nós? Se assim fosse não haveria mais graça no mundo, pois continuamos errando.
Sansão nasceu com a missão de ser um libertador de Israel que estava sob o domínio dos filisteus. Ele seria nazireu, ou seja, consagrado a Deus, não beberá vinho ou qualquer bebida fermentada, não comerá nada impuro e seu cabelo não será cortado.
No entanto Sansão além de usar seus dons para fins pessoais e de demonstração de força, buscou mulheres fora do seu povo e se envolveu em prostituição. Mesmo errando, Deus manteve a aliança da sua graça com Sansão a ponto de que seus dons não fora tirado. Mas à medida que foi desconsiderando a missão da sua vida, foi ficando cada dia mais vulnerável ao pecado.
Assim é com nossa vida – quanto menos damos valor a graça de Deus instalada em nós, mais vulnerável ao pecado ficamos.
Foi assim com Sansão até encontrar Dalila que o derrotou pela sedução. Teve seu cabelo cortado, o símbolo da sua força e foi entregue aos seus inimigos que logo o cegaram.
Como Sansão, muitos estão crendo que sua força vem de algum elemento do seu corpo ou mesmo de sua religião. Uns acreditam que vem de sua frequência aos cultos, outros que de seu dízimo ou mesmo de seu jejum.
Nossa força vem de Deus.
No entanto a graça de Deus sobre Sansão não fora retirada. O cabelo que lhe dava a sensação de ter força estava crescendo silenciosamente.
Quando pensava estar acabado Sansão via seu cabelo crescendo como prova de Deus não o havia abandonado. A graça manifesta no seu cabelo crescia silenciosamente para no momento certo se manifestar com mais força.
Sansão então tem coragem de buscar a Deus mais uma vez. Pediu para ser colado entre as colunas do templo que com força as empurrou o que fez com que todo o predo viesse abaixo.
Maior foi a demonstração de poder de Sansão na sua morte do que na sua vida. Nada do que fazemos ou não fazemos pode macular ou manchar a graça de Deus. Quando pensamos estar acabado a graça de Deus está crescendo em nós silenciosamente apenas para no momento certo se manifestar.
A graça de Deus é a graça que nunca acaba.