Série de ministrações nas quintas-feiras de Março e Abril às 19:30 pelos pastores Glaber Leitão e Alexis Pasklan.
Simplifique seu passado! – Pr. Alexis.
Consequências da vida simples (riqueza é presente, a vida é passageira, fartura é sinal de divisão e a conquista é pelo trabalho). – Pr. Glaber.
Vida simples (de coração, com naturalidade e contentamento). – Pr. Glaber.
As qualidades da vida simples (vida maior que necessidade; Deus supre tudo; toda mudança começa na vontade de Deus; a providência divina é confiável; prioridade é o reino; aproveite o presente). – Pr. Glaber.
Eliminar para simplificar (idolatria, dívidas e responsabilidades anteriores). – Pr. Alexis.
Simplificando posses (revisão de valores, abnegação e seguir Jesus). – Pr. Alexis.
Introdução
Uma das características da divindade é a humildade. Jesus era manso e humilde [Mt 11.29]. E nesta base, atenta para aquele que é humilde [Sl 138.6], salvando-o [Jó 22.29] e elevando-o [Sl 147.6]. A Bíblia diz que a sabedoria esta com os humildes e que estes alcançam riquezas, honra e vida [Pv 22.4].
Quem é humilde serve. “Pois o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos [Mc 10.45]”. Deveríamos estar inquietos e com um forte senso de culpa. Servir e dar estão juntos! A humildade não exige holofotes, microfones. Não pede fama, popularidade e etc. Ao contrário oferece, dá.
Simplificamos a vida quando assumimos a humildade. A humildade não quer controlar a vida das pessoas como um ídolo sempre faz!
“Humildade” é coisa de gente com problemas emocionais; é característica de gente pobre, sem dinheiro ou confunde humildade com humilhação.
Definição
Tem quem vê gente humilde como gente maltratada, indigna, esmagada sem autoestima, uma mula humana, dando suspiros de resignação.
Tem aqueles que simplesmente veem um espaço comum, mas não veem nada em comum.
Em 1 Coríntios 2.4-5 Paulo explica que humildade é deixar a capacidade pessoal de lado e apoiar-se no poder de Deus.
Humildade quando confrontada não demonstra um espírito defensivo. Mostra responsabilidade. Seu raciocínio é “nada a provar, nada a perder”!
Humildade tem um desejo autentico de servir aos outros. Uma necessidade nunca passa despercebida.
Exemplos
Moisés quando afrontado por Coré, Datã, Abirão e 250 israelitas renomados, inclinou o seu rosto para o chão [Nm 16.1-4].
Abigail comprou a briga do marido Nabal contra Davi [1Sm 25.4-]. Foi ao encontro de Davi e com os presentes e com sua boa atitude o apaziguou.
Jesus diante dos discípulos escolhidos sabia quem era Judas Iscariotes e, no entanto, não desistiu de andar com ele por quase três anos [Lc 6.13-16].
Paulo escrevendo aos filipenses está preso em Roma e sabe que alguns pregadores do evangelho se divertem a suas custas. Sua atitude de humildade e positivismo [1.15-18].