Paulo afirmou que se Cristo não ressuscitou é vã a nossa fé e que somos os mais miseráveis de todos os homens se nossa esperança não contar com a ressurreição. Toda nossa esperança está baseada na ressurreição de Cristo, pois se ele não ressuscitou, nós também não ressuscitaremos.
A questão porem não é se Jesus ressuscitou, pois isso é um fato, é o que cremos. A questão importante é se eu e você ressuscitamos com ele.
(Rm.6:8-14)
A morte de Cristo tem que ser a nossa morte
Jesus não apenas morreu em nosso lugar, mas nos levou para morrer com ele – Gl.6:14.
Jesus morreu em nosso beneficio, para nos fazer morrer incluídos na sua morte. Somente quando morremos com Cristo é que experimentamos também a sua ressurreição. Nossa morte é morte para o pecado.
A ressurreição de Jesus tem que ser a nossa ressurreição.
Há uma tendência de se acentuar apenas a morte e ressurreição de Jesus sem falar da nossa morte e consequente ressurreição com ele.
É preciso tomar a cruz e seguir para morte com Cristo. O convite para morrer com Cristo traz consigo a única possibilidade de ressurreição.
Paulo nos desafia vivermos como ressurretos (v,13). Ressurreição é pra quem já morreu. Sem morte não há ressurreição para uma nova vida.
Nossa ressurreição é ser vivos para Deus.
Se quem creu ressuscitou com Jesus, porque tanta gente que creu ainda vive a velha vida?
Jesus morreu por mim, mas eu não morri com ele.
Aqui reside a explicação para muitos afirmarem serem de Cristo, mas continuarem a viver a mesma vida de antes.
Fui perdoado, mas a vida continua a mesma, pois estou vivo, minha natureza está viva, meus desejos antigos, meus sonhos, meus projetos.
Sem morte da vida carnal, não há vida espiritual.
Ninguém pode gozar a vida abundante de Cristo sem passar primeiro pela inclusão na sua morte.
A vida abundante só se manifesta quando levamos em nosso corpo o morrer de Jesus (2 Co.4:10). Quando morremos para o pecado e vivemos para Deus.
Só entraremos no caminho para ser parecido com Jesus quando tomarmos nossa cruz para morrer com Jesus e ressuscitar para ele.