Está geração está treinada para ouvir a voz da mídia, da fama, do poder, do sucesso, do conhecimento humano, da cultura, da riqueza material, da competição, etc. Pelos meios de comunicação a mídia dita as regras e os princípios do modo de se viver. O povo vai sendo cada dia mais dominado pelo que ouve do homem e não pelo que ouve de Deus. O que predomina é a voz do povo, da maioria, e não a voz do Espírito. “A gente ouve o que está treinado para ouvir”. (O índio!).
- Esta palavra foi dita por Jesus depois de um ensinamento (A parábola do semeador). Isto quer dizer que, o “ouvir” nesta expressão vai além do simples ouvir com o ouvido. Há uma grande diferença entre o ouvir e o dar ouvidos/atenção. Adão e Eva tinham ouvido, mas não deram ouvidos, por isso desobedeceram a Deus.
- Nem toda pessoa está apta para ouvir de verdade a Palavra de Deus e entendê-la, porque a Palavra de Deus não é discernida pela razão, mas espiritualmente no coração e na mente humana (ICo.2:12-14).
- Para ouvirmos e discernirmos as palavras de Jesus é fundamental que a exercitemos constantemente: “Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornam-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal” (Hb.5:14).
- Quem ouve a Palavra de Deus só com o ouvido humano e com a razão, vive eternamente com fome espiritual. “Eis que vêm dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor” (Am.8:11).
O texto de Mateus 13: 1-17 fala da importância da Palavra de Deus na vida das pessoas, e diz que ela é como semente que deve germinar em nós de tal forma que gere nosso próprio crescimento e produza através de nós muitos frutos.
No texto, o privilégio de discernir as palavras e os ensinamentos de Jesus não era apenas para os 12 discípulos, mas para todos que o ouvissem com o coração sensível e com boa vontade (Mt.13:10-15). Hoje temos à nossa disposição o Espírito Santo que veio para nos ensinar e revelar os mistérios da palavra de Deus.
Quem dar ouvidos à Palavra de Deus, cresce:
- Na fé. “A fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Cristo” (Ro.10:17). A fé é fruto de nos alimentarmos da Palavra de Deus.“Está escrito” (Mt.4:4).
- Na produção de frutos (Mt.13:23). “Fruto” é tudo de bom que vem de Deus.
- Na dependência e confiança em Deus. Demonstra que verdadeiramente tem Deus como o Senhor de sua vida: “Porque me chamais Senhor, e não fazeis o que vos mando?” (Lc.6:46). Quem aprende a discernir a Palavra de Deus é porque não apenas ouviu, mas também deu ouvido, ou seja, vive em obediência aos conselhos de Deus.“Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti” (Sl.119:11). “Se alguém se recusa a ouvir a lei, até sua orações serão detestáveis” (Pv.28:9).
- Na semelhança com Cristo: “Sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês” (Mt.5:48). Pela submissão à Palavra nos tornamos mais santos: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade (Jo.17:17
Conclusão: Quem não ama a Palavra de Deus, perde a capacidade de ouvir, ver e aprender de Deus.