João era um pregador importante. Ele rompera o silencio de 400 anos de Deus anunciando a mensagem do arrependimento, e era respeitado por todos.
Ele é identificado pelo profeta Isaias como “a voz que clama no deserto” e incentivava as pessoas que o procurava, a prepararem o caminho do Senhor com veredas retas, pois sua mensagem era comprometida com uma vida correta e não com o sistema religioso.
Muita gente o procurava buscando ser batizado por ele.
João porem os reprovava acusando-os de quererem fugir da ira divina através do ritual do batismo, e lhes mostrava que era necessário dar frutos que evidenciasse arrependimento.
Os judeus que o procuravam, se achavam com o direito ao batismo por serem filhos de Abraão e assim criam que podiam fugir da ira divina cumprindo o ritual religioso.
A refutação de João era veemente: Ser filho de Abraão não era uma proteção, pois filho de Abraão podia surgir até de pedras.
A mensagem de João exigia, adequação da vida à fé que diziam ter.
A mensagem de João estava comprometida como um jeito de viver correto no meio da comunidade.
– quem tem das túnicas reparta com quem não tem – é para todos.
– não cobre além do estipulado – para os publicanos.
– não pratiquem extorsão nem acuse falsamente – para os soldados.
Cada grupo tem seus pecados prediletos que os beneficia, por isso é precisa romper com este ciclo pela obediência ao evangelho.
Frutos de arrependimento era a essência de sua mensagem.
Hoje as pessoas pensam fugir da ira divina pela filiação a uma igreja, por freqüentar cultos, por ser membro batizado, por participar de campanhas.
A mensagem de João mostrou que fruto de arrependimento não é religião, mas é mudança de atitude.
Quem não tem a mente transformada pelo evangelho busca formas religiosas de fugir da ira divina.
Quem foi alcançado pelo evangelho tem sua pratica de vida mudada.
É preciso voltar a levar a sério a palavra de Deus, o Seu conselho.
Levar a sério a palavra de Deus significa colocá-la na vida, fazê-la andar com você, ir para o trabalho contigo, pra casa contigo ir para os teus relacionamentos.
É preciso voltar a respeita a Deus, porque Deus é santo.
É preciso saber que lidamos com um Deus santo e que um dia teremos que enfrentar a sua ira.
“Tem a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem. Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mau” (Ec 12:13,14).