No Reino de Deus não há espaço, nem vez, nem voz para alguém que não queira ser semelhante a Jesus. O próprio Jesus insiste nisso quando no seu discipulado prioriza essa verdade. E ele começa com as bem-aventuranças.
As três primeiras bem-aventuranças, os pobres em espírito [3], os que choram [4] e os humildes [5], são negativas, destroem, desmontam, rebaixam. Martin Loyd diz que esta é positiva, que começa a erguer! Mas aqui somos desafiados a abrir mão da nossa própria justiça!
O caminho da paz não passa por tratados, acordos, (o fortalecimento de um prédio de um fórum no Brasil) leis, mas pelo apetite e sede de cada ser humano pela justiça. Questionamos sobre a justiça, mas você quer justiça mesmo? Armas são denúncias à falta da prática da Palavra e da oração (Ribeirão Preto). Mas toda denúncia é acompanhada de uma proposta. Deus tem uma!
A normalidade muitas vezes é um poderoso inimigo. Muitos se contentam com declarações vagas, gerais e inúteis sobre guerra e paz, sem ouvir e pregar o evangelho puro e simples, que é justiça.
Os verdadeiramente felizes, como só Deus é, são os sedentos e com apetite voraz (as duas necessidades e não apenas uma), não por bênçãos ou pela felicidade (ela não é alvo, mas caminho), mas pela justiça! Bênçãos são secundárias; prioritária é a justiça (o bom médico lida com a causa e não com a dor).
Crentes, hoje, buscam nas reuniões, cultos, congressos, etc., as bênçãos e a felicidade. Isso gera: 1) Uma produção de sensações; 2) Um acentuar das diferenças entre realidades pessoais e espirituais; 3) Uma incapacidade para todos se igualarem; 4) Uma cobiça como falso apetite!
É a fome e sede por experiências!
Qual é o sentido de justiça bíblica?
Ao pé da letra, justiça fala muito daquilo que somos para o outro.
1. Justiça legal fala da justificação – tornados justos perante Deus em Cristo [Rm 3.21-22].
2. Justiça fala de santificação – o desejo de libertação:
a) Livre do pecado para estar bem com Deus. O pecado nos separa de Deus.
b) Livre do pecado porque ele nos dominava, controlava, escravizava.
c) Livre do desejo de pecar. De estar afeiçoado ao pecado.
3. Justiça moral fala do caráter e conduta que agrada Deus.
4. Justiça social fala da libertação do homem, sua cidadania, sua integridade, sua honra.
O que significa ter fome e sede?
É querer Deus, sua presença. Querer conhecê-lo, desfrutar de sua companhia, pela sua Palavra. Querer ser santo, ser exemplo. Querer dar fruto do Espírito. É querer desistir do autoesforço, porque só Ele pode trazer justiça.
É ter consciência da própria necessidade, a ponto de sentir dor! É algo contínuo que só para quando for satisfeito. Não são sensações passageiras, mas algo que se intensifica, como a fome do bebê, trazendo agonia e sofrimento.
É buscar uma nova posição, movido por uma paixão intensa. É anelar de saudades por alguém. É ter desejo por alguém. É querer desesperadamente [Sl 42.1-2]. É morrer de inanição, percebendo-se longe do pai [Lc 15]. É ter em demasia, mas sem estar plenamente satisfeito. E quanto mais se satisfaz, mais tem fome e sede.
Na fome e sede, a experiência passada não satisfaz. Porque a satisfação de ambas é feita para torná-las a manifestarem.
Lutero dizia que essa fome e sede não podem ser reprimidas, sustadas, saciadas, a não ser pelo amor e trabalho aos outros.
Aplicação
Como está nossa fome da pessoa de Jesus e sua Palavra? Como esta nossa sede pela presença do Espírito Santo?
Qual é verdadeiramente o preço da nossa bênção? O que poderia valer mais do que nossa felicidade?
Você tem fome? Tem sede? De justiça?
Em sua caminhada com Jesus, quais são as diferenças e as semelhanças entre você e Ele?