(Sl 118:1-4; Lm 3:22)
Já recebi vários emails de pessoas que querem se juntar a nós, pois precisam de uma cobertura espiritual.
O que é isto que chamam de cobertura espiritual?
Por anos a igreja vem sendo ensinada nessa coisa chamada cobertura espiritual. Quem ensina afirma que todo crente precisa ter uma proteção espiritual que é exercida por outro crente, mas com hierarquia espiritual mais evoluída, ou seja, uma autoridade espiritual que é proveniente da hierarquia.
Quem se submete a autoridade está protegido e quem não se submete está exposto ao mundo espiritual. É como se fosse um grande guarda chuva que no caso é guarda dardos do maligno.
De onde se origina essa idéia de cobertura espiritual?
A igreja por alguns séculos caminhou sem clericalismo, sem uma estrutura eclesiástica. Os apóstolos eram irmãos entre irmãos, dai alguns deles serem até rejeitados, como foi o caso do Paulo.
Depois de alguns anos começaram as divisões e preferências tornando alguns como superiores: “Eu sou de Paulo, eu sou de Pedro, eu sou de Apolo”.
Lá pelos ano 110 DC os bispos que até então era um entre os irmãos foi elevado a autoridade sobre todos e todas as decisões tinha que passar por ele.
Anos depois Constantino cristianiza o império e faz do cristianismo uma religião oficial, romanizou a estrutura. É quando surgem os primazes da igreja surgem junto os superiores, os guardiões da fé, os heróis da fé, os ícones, os semideuses.
A derivação pós-moderna disso é a cobertura espiritual.
Tudo isso veio com a queda do homem que possibilitou surgiu um desejo implícito na raça humana de ter um líder físico para levá-lo a Deus. Por esta razão, as sociedades humanas através da história criaram consistentemente uma casta espiritual e especial de ícones religiosos.
O que a Bíblia diz sobre nossa proteção?
Quem nos protege é Deus – Sl 27:1; Sl 37:39:39; Sl 121)
No NT Paulo ensina que quem nos protege dos dardos do maligno é a fé em Jesus (o escudo da fé).
Jesus encerrou a necessidade de alguém que o leve a Deus, pois ele é Deus conosco. Não é uma proteção humana, mas sim divina.
Hoje temos uma cobertura espiritual? Quem é a nossa cobertura espiritual?
Sim! Quem nos cobre é a misericórdia de Deus.
Se não for a misericórdia de Deus somos consumidos pela Sua presença neste universo.
Ele nos cobre com Sua misericórdia para não morrermos. Essa é a única cobertura espiritual totalmente eficiente e que nuca falha.
Tudo neste mundo se remete a Deus, logo estamos expostos a Deus o tempo todo.
Ninguém pode ver Deus sem morrer. Moisés viu uma sombra e seu rosto foi transfigurado. Isaias teve uma visão do trono de Deus e se apavorou por medo de morrer.
A santidade de Deus não suportaria nosso pecado não fosse a sua misericórdia.
Os atributos de Deus não competem entre si. A justiça não vence o amor. A misericórdia é tão intenso quanto a justiça daí não suportar nos ver ser consumido pela santidade.
A única impossibilidade neste universo é a inexistência de Deus. Daí a única possibilidade de nos mantermos vivos neste universo é a misericórdia de Deus que é estendida sobre nós a cada dia.
Tenho dito. É desse jeito.