(Salmo 1)
“Vivemos numa terra onde o Evangelho de Jesus é muito conhecido como teologia e os que o conhecem dessa forma usam em beneficio próprio. Vivemos entre muitas pessoas com a mente pagã o que leva a maioria das pessoas que afirmam serem cristãs a interpretarem a vida espiritual como o cumprimento de regras e rituais e não como um jeito de caminhar.
Jesus afirmou “eu sou o caminho”, logo a vida espiritual se faz no chão da terra, andando no meio das pessoas, na estrada da vida chamada Jesus.
O salmo primeiro trata de andar e de uma forma de fazê-lo e não fazê-lo.
Feliz quem não anda – Felicidade ou infelicidade tem a ver com a estrada por onde vais. Não se trata necessáriamente do destino, mas do caminho.
A vida é caminhar e não uma disputa de quem chega primeiro e no topo. É mais importante a caminhada do que a chegada. Como ando como as pessoas ao meu lado é que determina sucesso ou fracasso. Como diz a música Trem Bala: “Não é sobre chegar no topo e saber que venceu. É sobre escalar e sentir que o caminho o fortaleceu”
Feliz não anda por Conselho de ímpio: é conselho de quem não trilha o mesmo caminho, quem não vai na mesma direção. Muitos se perdem porque usam o GPS errado. Quem usa GPS errado cai em ciladas.
Conselho de ímpio é conselho de quem só te aponta a vitória
OBS: Quem só teve sucesso não tem o que nos ensinar.
Paulo disse saber andar na falta e na fartura. Jesus aprendeu a obediência em tudo que sofreu. Conselho do justo: No mundo tereis aflições…….
Feliz não se detem no Caminho de pecadores: se deter é parar para considerar, admirar, imitar. Desejar pra si. É querer as mesmas conquistas caminando no mesmo caminho. Salmista Asph (Sl 73:1-3): Quase me resvalaram os pés quando considerei o caminho dos ímpios.
Feliz não se assenta na Roda dos escarnecedores: assentar na roda é participar do que fazem, comungando com a mesma idéia. É sentar-se para avaliar o que fazem e fazer igual.
Feliz antes de tudo tem o seu prazer na lei do Senhor
Antes de considerar o conselho dos ímpios.
Antes medita na lei – é pensar sobre ela. Só fazemos se a mesma estiver na mente.
Poucos crentes buscam a Bíblia como fonte de sabedoria. Alguns fazem um curso que a ênfase é um a performance fabricada e dizem “isso mudou minha vida”.
O evangelho para este não tem poder de mudança.
Felicidade é ser gente como árvore;
É plantada – não esta aqui e ali. Ela por está plantada cria raízes – se fixa na terra.
O lugar deve ser com abundante água
Dar fruto na estação certa – esperar a estação certa é uma grande sabedoria.
É ver prosperar tudo que faz – signifca ter a benção (aprovação) de Deus.