(João 17:9-17)
Nossa primeira palavra é de gratidão a Deus, porque a pesar de tudo e por causa de tudo, chegamos até aqui. “Até aqui nos ajudou o Senhor” (I Sm.7:12).
Durante o ano todo nos reunimos neste lugar e adoramos ao nosso Deus com liberdade. Nossa fé foi alimentada pela pregação do Evangelho simples e verdadeiro. Fomos desafiados a viver o Evangelho da graça de Deus, que nos torna mais humanos da forma como Jesus foi, e nos aproxima muito mais dos nossos semelhantes.
Aprendemos que é na caminhada da vida que vamos sendo aperfeiçoados e moldados para nos assemelharmos mais e mais a Cristo; que só seremos discípulos relevantes e produtivos se permanecermos conectados a Deus e uns aos outros.
Nosso desejo é que permaneçamos firmes naquele que pode todas as coisas. Que nossos sonhos e projetos para o próximo ano, acima de tudo, estejam alinhados à vontade de Deus para nós.
Entendemos que os pedidos feitos por Jesus quando orava ao Pai, no capítulo 17 do Evangelho de João, devem ser os nossos maiores anseios. Jesus fez três pedidos a favor de todos os seus discípulos, antes de subir ao Pai.
- Proteção do Maligno (v.15). Entendemos que a nossa crise maior não está no âmbito político, financeiro ou moral, mas espiritual. As pessoas estão cada vez mais sem temor a Deus, porque vive um relacionamento superficial e indiferente com Ele. Satanás tem se aproveitados disso e cegado o entendimento dos incrédulos.
- Unidade semelhante à do Pai com o Filho (v.11,20-23). É na unidade que reside o nosso maior testemunho de que somos seguidores de Jesus. Não uma unidade institucional, mas uma unidade de fé, amor e espírito. Fé que nos leva a agir a favor do outro, amor que destrói as barreiras da inimizade, e espírito submisso a Deus. (Ef.4:1-6).
- Santificados pela palavra da verdade (v.17-19). É o desafio de deixar-se ser lavado e purificado pelas palavras de Jesus, de tal forma que Ele seja refletido através de nós.
Estes pedidos se concretizarão em nossas vidas, à medida que nos mantermos conectados com o Espírito Santo.
Um feliz Ano Novo, cheio de esperança, fé, amor e confiança no nosso Pai Eterno!