(Salmo 91:1;Apc 1:8)
Deus é conhecido por muitos nomes: Jeová, Jeová Rapha, Jeová Jiré, Elohim, Jeová Shalom, Jeová Nissi, Adonai. Deus é chamado também EL SHADDAI o Todo Poderoso. Fala do poder supremo de Deus sobre todos.
Deus é conhecido como o Todo Poderoso porque pode criar do nada, fazer coisas impossíveis, criou todas as coisas apenas com sua palavra. Em Jesus pode andar sobre o mar e curar todo tipo de enfermidades. Muita gente quer apenas esse Deus.
Esse é o Deus mais apresentado em muitas igrejas. É um Deus supostamente adulável com ofertas e sacrifícios.
Quando Deus não faz os milagres que queremos, Ele deixa de ser Todo Poderoso?
Tem algo que Deus nunca deixa de fazer e por isso pode ser reconhecido como Todo Poderoso: Ele é todo poderoso porque pode perdoar pecados.
Deus criou o homem perfeito e esse homem O rejeita. Ele foi ofendido, mas é Ele mesmo que veio em busca. Mesmo quando o homem se afasta de Deus e Ele ainda o quer.
Ele é todo poderoso porque pode perdoar e o fez de uma forma mais absurda. Ele perdoou ferindo assim mesmo, através da cruz para nos salvar. Isto é ser todo poderoso.
Essa mesma virtude, esse mesmo poder de perdoar pecados Deus transferiu a nós seus discípulos.
Quando Jesus depois de ressurreto encontra com os discípulos amedrontados fechados numa casa, soprou sobre eles o seu Espírito e disse: “Se perdoarem os pecados de alguém, estarão perdoados; se não os perdoarem não estarão perdoados” (João 20:21-23).
Quem tem do Espírito de Jesus tem dentro de si a capacidade, não de ser um juiz raivoso que quer mandar todos os pecadores para o inferno, não de ser um rancoroso, mas tem em si tem um espirito perdoador. Não é uma absolvição diante de Deus, mas uma absolvição diante de nós mesmos. Se perdoarmos,esta perdoado, se não perdoamos acumulamos culpa no outro e em nós mesmos.
De que espirito sóis? (Lc. 9:51-56)
Os discípulos queriam queimar as pessoas por não aceitarem a Jesus na sua cidade. Jesus porem disse: não sabeis de que espírito sois. O poder que os homens desejam é o que vem do status, da força, do dinheiro, da posição. O poder de controlar o outro, de mantê-lo preso em si – vai comer em minhas mãos. O poder de poder condenar o outro.
O Espírito de Jesus é de conciliação, de perdão de amor e não de condenação. É o Espirito de amor e deseja que todos cheguem ao conhecimento da verdade.
O principal poder do discípulo de Jesus está em perdoar a seus devedores.