(João 16:33)
“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
Depressão – 4% da população mundial sofre de depressão. O Brasil é o país mais depressivo da América Latina e o quinto do mundo. É a maior causa de incapacitação no mundo.
Ansiedade – O Brasil tem a maior taxa de ansiedade conforme a OMS.
Estresse – O Brasil é o segundo país mais estressado do mundo só perde para o Japão. (Trabalho levado para casa; falta de tempo para atividades relaxantes ou para a família. Má alimentação. Incapacidade de enxergar perspectivas. Tensão no trânsito. Pavor da violência urbana).
Suicídio – Em 2017 aumentou o numero de suicídio em 12% foram 11.736 pessoas. 79% homens, 21% mulheres. São 32 suicídios por dia no Brasil, 1 a cada 45 minutos.
As causas são as mais diversas: solidão – depressão – doenças mentais crônicas incuráveis (esquizofrenia, bipolaridade, ansiedade), problemas conjugais, dificuldades financeira/profissionais, bulling, problemas na adolescência, luto, drogas, timidez.
Segundo um estudo de uma Universidade no Reino Unido há maior propensão de suicídio entre os evangélicos do que entre os católicos.
A primeira razão é porque os evangélicos põe maior ênfase no individualismo ou na sua autonomia. A segunda razão é a falta da confissão.
Suicídio de pastores é uma epidemia silenciosa.
O que leva pastores ao suicídio? Excetuando as causas patológicas, temos o estresse, esgotamento físico mental, a síndrome do homem perfeito, as exigências dos membros, altas expectativas da instituição, solidão, falta de amigos com quem dividir suas cargas.
Se pastores estão no limite de sua saúde mental, ou isso deriva de um problema no indivíduo ou vem de um sistema que não esta funcionando muito bem.
(João 16:33) – “no mundo tereis aflição”.
O mundo provoca aflições. Viver produz aflições, aflições é próprio da vida.
Jesus venceu quem provoca a aflições.
Nós somos uma geração de cansados e sobrecarregados pela vida que impõe pressões sociais, emocionais, econômicas. Muita gente pressionada pelo sucesso, reconhecimento, pelo ter, por acumular, pelo status, por dar satisfação.
Somos sobrecarregados também pela religião que produz fardos “in-carregáveis”.
Vocês impõem fardos pesados (Mt 23:4).
A religião exige perfeição, cumprimentos de regras, esforço, sacrifício, dinheiro, campanhas, jejuns, reuniões intermináveis, tudo em nome do agradar a Deus. Enquanto isso, Deus distribui graça.
São exigências que não dão espaço para o erro, mas a Bíblia diz: Filhinhos não pequeis, mas se pecardes …..
Tais pressões não tratadas têm levado pessoas ao suicídio.
Como viver nesta geração de gente pressionada, sobrecarregada, angustiada, sofrida ?
Todo sucesso nesta vida implica no binômio: Deus e o próximo.
Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.
- O evangelho quer que sejamos suporte para o outro(Gl 6:1-2).
Quem se torna suporte ajuda a levar as cargas do outro.
Cada um leva sua carga, mas o outro pode e deve ser suporte para ajudá-lo a carregar a carga.
Levar a carga do outro tem a ver com guardar a vida, animar para continuar, revelar o amor e o perdão de Deus.
Suportai-vos uns aos outros (Col3:13) – É levantar, sustentar, carregar, manter-se ereto e firme.
É assim que devemos ser uns para os outros.O sofrimento se for enfrentado junto com outros ele agrega mais lições. Mas sozinho ele deprime, ele te leva para o buraco e no extremo a atentar contra sua vida.
Ser suporte implica em ouvir o outro sem recriminação, sem condenação.
Apenas ouvir e anunciar-lhe que Deus perdoa.
Em meio a dor do próximo que duvida de Deus com ele, não condene, em vez de dá resposta biblicamente correta, dê apenas o seu ombro, seu aconchego, seja para queprecisa, como Deus presente.
Erramos quando tornamos a igreja como lugar o fim.
Acertamos quando no lugar ou fora do lugar privilegiamos o outro em nossa caminhada.
Somos chamados para consolar, para ser misericordiosos e uma forma de fazê-lo é ser suporte do outro. Ser suporte é ajudar o outro na sua carga pesada e difícil de carregar.
- Enquanto nós nos tornamos suporte Jesus é quem alivia a carga.
“Vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei”.
O fardo é seu,eu posso ser suporte. No entanto quem tira carga é Jesus (eu vos aliviarei). Nós somos apenas suporte.Jesus veio para nos aliviar da carga.
Em Jesus somente os falidos são aliviados. Quem não chegou a esse ponto – onde já não tem para onde ir – jamais saberá o significado de receber alívio, visto que ainda é estivador de sua própria potencia, e é ainda vítima de seu estado de não falência assumida (Caio Fábio).
Desafio:
Faça parte de um grupo – abra um grupo – procure ajuda.
Ajude – ouça – não julgue – anuncie que Deus já perdoou.