(Mt. 16: 13-26)
13. Quando Jesus chego a Cesárea de Filipe, perguntou aos seus discípulos: “Quem é que o povo esta dizendo que eu sou?”.
- “Bem”, responderam, “alguns dizem que o Senhor é João Batista; outros, que é Elias; outros, que é Jeremias ou um dos outros profetas”.
- Então Ele perguntou-lhes: “E vocês, quem pensam que Eu sou”?
- Simão Pedro respondeu: “O Cristo, o Messias, o Filho de Deus vivo”.
- “Deus abençoou você, Simão, filho de Jonas”, disse Jesus, “porque meu Pai do Céu revelou isto pessoalmente a você – isto não vem de nenhuma fonte humana”.
- “Você é Pedro, uma pedra; e sobre esta rocha edificarei a minha igreja; e todas as forças do inferno não prevalecerão contra ela”.
- “E Eu darei a você as chaves do Reino dos Céus; todas as portas que você fechar na terra terão sidos fechadas no céu; e todas as portas que você abrir na terra terão sido abertas no céu! “
- Então Ele preveniu aos discípulos que não contassem aos outros que Ele era o Messias.
- Daí em diante, Jesus começou a falar claramente aos seus discípulos sobre a ida a Jerusalém, e o que aconteceria a Ele por lá – que Ele sofreria nas mãos dos líderes dos judeus, que seria morto, e que três dias depois seria levantado novamente para a vida.
- Mas Pedro levou Jesus a um lado para censurá-lo. “Deus não permita isso, Senhor”, disse ele. “Isso não Lhe acontecerá! “
- Jesus voltou-se para Pedro e disse: “Afaste-se de Mim, Satanás! Você é uma armadilha perigosa para Mim. Você está pensando apenas do ponto de vista humano, e não do ponto de vista de Deus”.
- Então Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer ser um dos meus seguidores, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me”.
- “Porque todo aquele que conserva a sua vida para si mesmo, vai perdê-la; e todo aquele que perder a sua vida por Mim, vai achá-la novamente”.
- “Que vantagem há em alguém ganhar o mundo inteiro – e perder a vida eterna? Que é que se pode comparar com o valor da vida eterna? ”
Jesus esta se dirigindo para Jerusalém e se preocupa com os discípulos que ainda não tinham compreendido o sentido de segui-lo.
Até aqui Jesus tinha a multidão atrás Dele por todos os milagres que já tinha feito. Queriam as bênçãos que podiam receber.
Chegou um momento que Jesus não queria mais multidão e nem seguidores de religião, porque o que iria viver, precisava de pessoas que se transformassem de multidão para seguidores. Porque o caminho dali pra frente seria de cruz e de morte.
Você sabe para onde esta indo?
Sua vida tem sentido?
Chegamos em um momento que para prosseguirmos , também precisamos responder a pergunta que Jesus faz aos discípulos:
Quem o povo diz que eu sou? Quem vocês dizem que eu sou? Tu és o Cristo, filho de Deus.
A reação de Pedro: mostra o motivo porque seguiam Jesus.
Daí em diante, Jesus começou a falar claramente aos seus discípulos sobre a ida a Jerusalém, e o que aconteceria a Ele por lá – que Ele sofreria nas mãos dos líderes dos judeus, que seria morto, e que três dias depois seria levantado novamente para a vida.
- Mas Pedro levou Jesus a um lado para censurá-lo. “Deus não permita isso, Senhor”, disse ele. “Isso não Lhe acontecerá! “
- Jesus voltou-se para Pedro e disse: “Afaste-se de Mim, Satanás! Você é uma armadilha perigosa para Mim. Você está pensando apenas do ponto de vista humano, e não do ponto de vista de Deus”.
Deste momento em diante Jesus anuncia o Caminho do discípulo:
- Então Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer ser um dos meus seguidores, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me”.
Se quiser ser meu discípulo, venha, veja e siga-me, porque o Tabernáculo é móvel, é andante.O verdadeiro sentido da vida acontece quando a revelação de quem é o Cristo acontece na minha vida.
Quando descubro que só tem um caminho a Deus, que é Jesus o Cristo.
Que esse é um caminho de cruz e morte.- Que esse é o caminho para eternidade.
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17.3
A consciência extraordinária do discipulado acontece quando se instala dentro de nós “ O somente tu” em relação a Jesus. Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. João 6:68.
Não existe a possibilidade de ser discípulo de Jesus, se isso não for por uma revelação do Espírito Santo. Por outra via nenhum de nós chega a essa conclusão. Isso vai contra toda lógica e todo bom senso.
–Quem é o Cristo?
– Você é discípulo? ”
Se alguém quer ser um dos meus seguidores, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me”.
Nessa caminhada Jesus vai à frente. Se não o seguirmos olhamos para nós mesmos e para o mundo.
Pode ser que vivamos como Bartimeu: andando a beira do caminho, cego, sem rumo- -Jesus se importa com seu grito, com seu clamor: O que queres? – Eu quero ver.
E Jesus lhe disse: Vai a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.
O caminho do discipulado é um caminho de construção em construção, de glória em glória, de fé em fé. E assim se vai num processo que não tem fim.
Que se inicia na revelação de quem Jesus é e prossegue na revelação de quem eu sou.
Um ser que vive sob a disciplina do evangelho.
Um ser coerente, entre o que crê e o que vive.
Nessa caminhada vamos construindo histórias e recebendo a dadiva de cuidar de outros e nos tornarmos testemunhas e fazedores de discípulos.
Em mundo extremamente desafiador precisamos colocar a esperança pela eternidade como um projeto de vida. O projeto de Deus precisa ser implantado no coração de nossos filhos.
Em que investimos nossa vida? Em que nos gastamos?
- “Porque todo aquele que conserva a sua vida para si mesmo, vai perdê-la; e todo aquele que perder a sua vida por Mim, vai achá-la novamente”.
- “Que vantagem há em alguém ganhar o mundo inteiro e perder a vida eterna? Que é que se pode comparar com o valor da vida eterna?
O mundo esta nos levando para um lugar de morte e destruição. Crescente aumento de distúrbios mentais, psicológicos e emocionais. O que sonhamos para nossos filhos? Cada dia mais crianças e adolescentes apresentando doenças psíquicas e psicológicas. Aumento crescente das tentativas de suicídios .
O Brasil já conta com 22 milhões dos chamados nativos digitais, nascidos e criados a partir da década 1980, na era dos games e da internet. Contrariando prognósticos de que a tecnologia apenas ajudaria a multiplicar informações e o círculo de amizades, muitas crianças e adolescentes nunca estiveram tão desconectados do mundo. Parecem hipnotizados por seus aparelhos móveis, perdendo a vontade de estudar, de brincar ao ar livre e até de conversar entre si e com os familiares, sem intermediação das telas.
Segundo estudiosos, muitos jovens já apresentam sintomas de vício em eletrônicos, como a queda no rendimento escolar, a insônia e o nervosismo sem causa aparente.
Na China, tornou-se problema de saúde pública, com a abertura de 150 centros de tratamento para dependentes de games.
No Brasil, muita gente não sabe que a dependência virtual é um problema, alerta Cristiano Nabuco, coordenador do Grupo de Dependências Tecnológicas do Programa Integrado dos Transtornos do Impulso (Pro-Amiti) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)
A média de uso semanal daqueles que preencheram os critérios para dependência foi de 38 horas semanais, algo em torno de 4 a 10 horas por dia, aumentando para 10 a 14 horas nos fins de semana.
Universidades de Harvard (EUA), Oxford, Cambridge e Manchester (Reino Unido) informou que as novas gerações estão dormindo duas horas a menos, em média, na comparação com a década de 1960. Um dos motivos é o efeito da luz azul (blue light), emitida de forma quase imperceptível pela maioria dos aparelhos de tela. A luz, ao chegar na retina, dá um sinal para o cérebro interromper a produção de melatonina, que faria a pessoa ter sono.
“O rio só existe porque tem margem”. O seu filho precisa de limite.A negociação com o adolescente tem de ser firme. Nada de privacidade. Não tenha medo dos seus filhos.
Estabeleça regras. “a diferença entre o veneno e o remédio é só a dose”.
Precisamos introduzir frustração na vida dos nossos filhos. Uma geração que não sabe esperar e tem tudo se torna frágil. Recebem demais, estão descartando tudo, até as relações.Não tenha medo de dizer Não.
Precisamos acordare observar o comportamento e sintomas dos nossos filhos.
Prevenção sempre será a família e o amor. E a compreensão do projeto de Deus para nós e nossos filhos.
Você quer seguir a Cristo? Quer continuar a caminhada com Cristo?
Deixe Deus assumir o barco da sua vida. Não continuem vivendo a vida sem o controle do poder de Deus. Sefortaleça na caminhada, na comunhão com a palavra. Não se satisfaça com alimento de domingo em domingo.
Na caminhada tem noite e tem tempestade. Que Jesus se levante em sua vida, em sua casa e acalme a tempestade e haja bonança. Mc. 4.38-40
38.E ele estava na popa dormindo sobre uma almofada; e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não te importa que pereçamos?
39.E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança.
40.E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?
Por que somos tímidos? E sem fé?
Diante dos desafios difíceis e que nos sentimos impotentes: ame e ore até ver a ação de Deus em sua vida e em sua casa.