(Mc.8:22-26; Lc. 11:33-36)
O que revela de nós a nossa maneira de ver a vida e o outro?
Temos dois olhos, mas uma só visão. Nosso cérebro recebe as duas imagens captadas pelos olhos e as funde em uma só. Quando isso não acontece é possível receber uma imagem dupla ou distorcida caracterizando um problema na visão.
Foi o que aconteceu com o cego que Jesus orou. No primeiro momento ele viu homens como árvores andando. Antes não via nada, mas agora vê com uma visão distorcida. Ele viu, porem não a realidade. A interpretação do seu olhar era equivocada.
A visão distorcida leva-o a ver tudo deformado
Excetuando as doenças da visão que pode afetar a visão física, também podemos ter uma visão distorcida tanto da vida como do próximo por tudo que povoa nossa alma, nosso interior.
É o que ensina Jesus: Os olhos é que ilumina todo corpo. Se a visão for má, tudo nele é treva, mas se for luz estará completamente iluminado.
Ou seja, como vemos determina o que está em nosso interior, explicita o que somos por dentro. Por isso Jesus disse se olharmos com a intenção má para o outro já adulteramos com ele. O adultério está dentro.
Como o cego que no primeiro momento viu homens como árvores, podemos ter uma visão distorcida do outro. É aqui que estão nossos pré-conceitos, juízos, intolerâncias….
Olhar com inveja, olhar com desejo, olhar com desprezo, olhar com deboche, olhar com ganância, olhar sem olhar (não dar importância). Ver coisas como mais importantes que pessoas.
Não significa não ver o que de fato está lá, mas também não implica em ver o que não está.
Jesus quer curar a sua visão para que todo corpo seja iluminado.
Gente do evangelho tem um olhar com simplicidade e não com duplicidade. Quando vemos as coisas duplicadas é doença, é anomalia, seja do ver propriamente dito, seja do ver interpretativo.
- É preciso ver a vida com possibilidades, com oportunidades, com otimismo mesmo diante do caos.
- É preciso aprender a ver o outro com pureza, com bondade, com misericórdia, com graça assim como Deus nos vê. Foi como Jesus viu os que o feriram e crucificaram: “Pai eles não sabem o que fazem”. “Eles são ovelhas sem pastores”.
Estamos diante de uma sociedade doente e carente, é hora de Jesus em nós se fazer presente para levar cura aos aflitos, Olhando com amor.
Aquela geração a que Jesus se refere era perversa porque tinha uma visão distorcida, não conseguia ver o que estava diante dela, era sempre carente de um sinal. O sinal de Jonas não foi percebido, Jesus não foi percebido. A capacidade de perceber ilumina a vida.
O segredo é ver pela fé.
Ver diante de si possibilidades e oportunidades na vida – Ver o evangelho que é o poder de Deus – Ver Jesus como o messias de Deus que veio para resgate de todos nós – Ver que no mundo temos aflições, mas nosso Jesus venceu o mundo – Ver que todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus – Ver que o fim chegará e estaremos com Jesus nosso Deus e Senhor.