Nossos dias são caracterizados pela desvalorização do ser humano. O valor depende da raça, da cor da pele, da classe social, da conta bancária, do nível intelectual, do sexo, da condição sexual, da religião e até da politica. Com isso muita gente se vê sem valor pela avaliação do outro!
Como Jesus vê o ser humano?(Lucas 8:26-37)
É importante olhar não apenas para a libertação em si, masé preciso ter o mesmo olhar de Jesus.Aquele homem vivia na cidade abandonado de todos, a cidade o desprezava, era renegado pela família. Morava no cemitério e muitas vezes anda nu e era amarrado ficando sob vigilância de guardas.
A cidade não via nenhum valor naquele homem – endemoninhado favorito da cidade.
Forças satânicas destruíam um ser humano, mas ninguém tomava qualquer providência para resgatá-lo. Paradoxalmente a cidade aceitava bem os que cuidavam de porcos, mesmo sendo para eles um animal imundo. Cuidar de porcos se mostrou mais importante do que cuidar de um ser humano.
O demônio dizia: que queres comigo? Este homem não vale nada, porque te importas com ele?
Jesus poremvai até aquele homem liberta-o e destrói aquilo que era o valor para aquela cidade – porcos. Não era uma manifestação contra um animal imundo. Era uma manifestação contra o que eles davam valor em detrimento do ser humano.
Quando desvalorizamos o ser humano desvalorizamos a nossa vida e em algum momento sofreremos as consequências.
Ironicamente, no instante em que o povo constatou prejuízo financeiro a solução foi expulsar Jesus. Entre a saúde de um homem e o equilíbrio econômico da região, a maioria achou melhor não arriscar e então expulsaram Jesus: “Fora com Jesus”, o povo gritou.
Hoje vivemos semelhantemente, cuidar de coisas é mais importante que gente, investir na bolsa é mais importante que tirar gente da miséria, ampliar os seus bens é mais importante que repartir e compartilhar. Aumentar a sua capacidade intelectual é mais importante do que ensinar outros. Matar outro ser humano para que se sinta seguro é aceitável. Manter seu ritual religioso é mais importante que servir o outro, ser sal da terra, luz do mundo e testemunha de Jesus.
Deus ama pessoas e não coisas. Deus amou o mundo de tal maneira que deu Jesus. Deus ama você.
Do jeito que você é tem valor pra Deus.Pessoas não são seus erros, suas dores, suas alegrias, sua condição sexual, social, intelectual ou mesmo religiosa.Pessoas são aqueles por quem Jesus morreu.
O valor do ser humano não está no que ele é ou deixa de ser. Não importa se é negro ou branco, pobre ou rico, intelectual ou analfabeto, gay ou hétero, católico, muçulmano ou evangélico, o ser humano tem valor para Deus. O nosso papel é afirmar essa verdade.
A nossa natureza é igual a de todos (Col 3:5-11).
Estamos esquecendo que a nossa luta não é contra o outro, mas contra potestades, inimigos invisíveis. O inimigo não tem preferencia, não tem ideologia, não tem cor, raça ou religião, ele apenas tem vontade de destruir e o fará usando qualquer arma seja a politica ou a religião.
O que nos diferencia é a compreensão ou não da graça e do amor de Deus.
Temos o desafio de ter cada vez maior, a consciência do amor do Pai sobre nós e sobre o outro.
“Quanto menos certeza do amor de Deus temos, mais vulnerável a alma fica para o diabo” (Caio Fábio).
Deus ama você demais para que o deixe do jeito que está. Ele o ama e quer transformá-lo.