Estamos vivendo a efervescência da ciência, a era do conhecimento.
A ciência querendo ser quem interpreta tudo, quem dá o sentido para tudo. Ainda que ela seja útil e muito importante, pois lida com questões sérias em benefício da humanidade, ela também se propõe a explicar os grandes mistérios do cosmo da existência humana. Pior, ela quer ser interpretadora dos fatos espirituais e quem dá significado ao evangelho.
O que quero dizer é que me parece que o Evangelho de hoje tem carência das ciências sociológicas, da filosofia, da psicologia, da administração, da teologia e de algumas muitas outras pra fazer sentido. Ou seja, sem elas o evangelho não é compreendido. Se elas não foram a gente de interpretação o evangelho não ficará claro.
Imagina grande massa da humanidade que não têm acesso a essas ciências como compreenderão evangelho?
758 milhões de jovens e adultos no mundo não sabem ler nem escrever.
Três em cada 10 são analfabetos funcionais no Brasil, em torno de 60 milhões de brasileiros. No Brasil, apenas 8% têm plenas condições de compreender e se expressar.
Quantas pessoas ficarão de fora da compreensão do evangelho se este for dependente de tais ciências, ou mesmo da teologia?
Mas o que a Bíblia diz disso? (1 Coríntios 1:17)
A igreja de Corinto estava cheia de divisões por preferencia teológica, da pregação. Uns eram de Apolo, outro de Pedro outros mais espirituais de Cristo. Mas todos com suas visões teológicas e interpretações.
Paulo disse que Jesus não estava dividido, foram batizados em nome de quem? Paulo afirmou que seu chamado era apenas para pregar o evangelho não com sabedoria humana a fim de que a cruz não fosse esvaziada, ou seja, sem Jesus.
Colocar qualquer ingrediente cientifico, filosófico ou mesmo teológico no evangelho é esvaziar a cruz. Colocar autoajuda é esvaziar o evangelho. É deixar uma cruz sem Cristo.
Por quê? Porque a mensagem da cruz é loucura ou poder de Deus (1:18). Só pode ser uma dessas opções.
O evangelho destrói a sabedoria dos sábios, pois não é empírico, não é explicável racionalmente.
Deus se agradou de salvar os que creem não pela religião, ou por qualquer compreensão cientifica, mas sim pela loucura da pregação do evangelho.
Não recebemos a graça da salvação por compreensão humana porque se assim fosse teríamos como nos gloriarmos diante de Deus (v,29).
É tão somente pela iniciativa de Deus que estamos em Cristo (v,30).
Sabedoria de Deus é Jesus.
Vamos continuar na simplicidade do evangelho.