O caminho do amor é o caminho que está acima de tudo: da organização, dos dons, dos ministérios, do ajuntamento de pessoas, da teologia, da própria “unidade” da igreja. A igreja precisa fazer deste caminho que é sobremodo excelente, o seu modo de viver.
Toda a mensagem do Evangelho só tem sustentabilidade no amor. E este amor não é um sentimento ou atração, mas um caminho de entrega, de doação de si mesmo, ao alvo do nosso amor: Deus e o próximo (I Co.13:1-3,13).
Este caminho é tão importante para Deus, que embora Ele não tivesse nenhuma obrigação de provar ao homem qualquer um dos seus atributos, mas Ele desejou provar o quanto ama sua criação (Ro.5:8).
Da mesma forma como Ele demonstrou o seu amor por nós, Ele espera que demonstremos também o nosso amor por Ele. E qual a prova de amor que Deus espera dos seus filhos por Ele?
Em I Jo.3:11-18, João nos ensina como, de fato, podemos provar o nosso amor por Deus.
- (V.11) – Quando o amor se torna princípio (Início, primeira motivação, razão de fazer). Ainda que eu fale (Diga minhas intenções); que eu tenha (Coisas boas); ou que dê; se não tiver amor de nada me valerá. Obs. O amor antecede a queda de Adão. O amor antecede a cruz, porque a cruz é expressão do amor.
- (V.11b-13) – Quando o amor ao próximo vem primeiro do que ser amado. Neste caso o amor é embasado de atitudes justas. E isto só é possível quando nosso amor é alimentado pelo primeiro amor (original), amor de Deus.
- (V.14-16) Quando o amor ao próximo nos desloca, carrega, em direção à vida. Aí o amor se torna ponte que tira a gente do inferno da morte (Ódio, mágoa, amargura, etc.) e nos aproxima cada dia do sentido da vida: Jesus!
- (V.17-18) – Quando o nosso amor é visto não por meio de palavras, mas com ações reais de um amor que mora, convive, comigo e em mim. É amor que faz a gente compartilhar o que temos com quem não tem. É quando a gente aprende que o valor está no ser e não no ter, ou no quem (Ex. O bom Samaritano). É o amor de verdade, não condicionado, mas livre pra amar.
Conclusão: Nossa única forma de provar nosso amor a Deus é amando o outro (v.19,20). Esta é a igreja que Cristo edificou: A igreja que caminha em amor, como um caminho/viver sobremodo excelente.