Observações: O inimigo vem pra matar, roubar e destruir o que? Que vida abundante é esta que Jesus está falando? No geral achamos que o inimigo vem pra roubar, matar e destruir as coisas que conquistamos na terra, e esquecemos que ele quer mesmo é roubar o nosso relacionamento e intimidade com Deus. Pensamos que a vida abundante oferecida por Jesus é fartura e prosperidade material, no entanto, Ele está falando de uma vida de comunhão intensa com o Pai, vida que brota diretamente Dele e não deste mundo.
O grande desafio para os cristãos da atualidade é voltar à prática do princípio básico do Cristianismo: Comunhão, relacionamento e intimidade com Deus. Há muita invenção e ativismo na instituição evangélica e quase nenhuma comunhão de verdade com Deus. Daí não haver transformação e nem caminhada em novidade de vida (Ro.6:4).
O que queremos é ser uma igreja que primeiro é movida pelo desejo de comunhão e presença de Deus, e não por excesso de programações. A maneira correta de si relacionar com Deus é que vai produzir em cada um de nós uma nova vida, ou seja, uma vida coerente com o modo como Cristo viveu na terra.
Ninguém pode reduzir a uma fórmula o segredo da comunhão com Deus. No entanto, não podemos conceber uma comunhão com Deus que não passa por exercitar-se na oração, na comunhão e na leitura da Palavra de Deus (At.2:42). Paulo instruía seus discípulos à prática da leitura e da oração: “ocupa-te á leitura; persevera na doutrina” (I Tm.4:13,16). Aos Efésios ele disse: “orai em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito…” (Ef.6:18).
Os desafios para nós a partir de hoje são:
Buscar a Deus de todo coração todos os dias, orando e lendo a Palavra (Jr.29:13). Jesus tinha uma vida de oração ativa (Lc.6:12/ Mc.6:46).
Fazer discípulos, seguidores de Cristo, através do nosso testemunho diário (Mt.28:19,20). Quem se ocupa de verdade com Jesus tem uma tarefa a cumprir. Quando Paulo se encontrou com Jesus, lhe foi dito: “levante-se e entre na cidade; alguém lhe dirá o que fazer”. Quem busca a Deus de verdade, procura como discípulo, fazer discípulo.
Tornar-se um apóstolo, um enviado de Deus, para pregar o verdadeiro Evangelho de Cristo em todo tempo e em qualquer lugar. Quem se torna discípulo de Cristo, faz o que Ele mandou fazer: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos tenho feito, façais vós também” (Jo.13:15).
Envolver de forma ativa e prática na vida da igreja; no servir no Reino e para o Reino de Deus. Obs. Jesus não chamou desocupados para segui-lo. Sua participação é fundamental para impactarmos esta geração com a verdade do Evangelho.