Pessoas têm sido mortas em países contrários ao cristianismo, outras ameaçadas.
Nos Estados Unidos um homem entrou em uma igreja de negros e disparou contra os presentes. Enquanto que no Rio de Janeiro uma garota iniciada no que saia de sua reunião de candomblé foi atacada a pedradas por pessoas que gritavam: “Sai Satanás, queima! Vocês vão para o inferno”.
Cada dia passa aumenta as possibilidades de sermos contestados em nossa fé aqui mesmo em nossa nação já que a intolerância religiosa aumenta cada dia mais. Com a perseguição muitas pessoas retrocedem em suas convicções enquanto outras as mantêm.
O que leva uma pessoa, mesmo a dano próprio, não abrir mão de sua fé?
Com o sucesso da igreja do primeiro século, cresceu a inveja do sumo sacerdote assim como os do partido dos saduceus a ponto de mandarem prender os apóstolos.
Contudo durante a noite um anjo os soltou dizendo que deveriam ir ao templo e continuarem pregando a mensagem do evangelho do qual eram testemunhas.
Os apóstolos são levados de volta ao Sinédrio que exigiu que eles cumprissem a ordem de não ensinar sobre o nome de Jesus. A resposta de Pedro e dos demais apóstolos foi: “É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!”.
O que levou os apóstolos, mesmo ameaçados, a darem tal resposta?
At 4:18-20 – Somente quem se torna testemunha adquire a capacidade de não recuar na fé ou diante de uma boa oferta ou mesmo diante de uma grande ameaça.
Testemunha não é apenas quem viu in loco. Testemunha não é quem fala do evangelho ou entrega um folheto.
Testemunha, nas questões espirituais, são os que viram, os fatos espirituais dos quais fala cumprindo em si mesmo.
Quando Pedro é questionado diante do Sinédrio sobre com que poder fizera um milagre, primeiro apresenta as bases de sua fé e depois, quando ameaçado, os incita a julgarem pelo tamanho de sua convicção demonstrada – “Julguem os senhores mesmos se é justo aos olhos de Deus obedecer aos senhores e não a Deus”.
Testemunha é quem tem a consciência de que tudo que faz ou não faz, o faz diante de Deus.
Pedro e os demais apóstolos estavam dispostos a morrerem pela fé porque não eram simples crentes ou pregadores, eles eram testemunhas.
Eles viram de tal forma que estavam dispostos a morrerem. Testemunhas é ser capaz de sofrer martírio.
“Sereis minhas testemunhas” – O Espírito Santo veio para nos transformar em testemunhas, ou seja, gente que viu em si mesmo os efeitos do sacrifício de Jesus e por isso sempre decidirá por obedecer antes a Deus do que aos homens.