Já sabemos que a igreja não é um espaço físico, pois onde estiver dois ou três reunidos Jesus estará ali.
Mas ao longo da historia do cristianismo nos acostumamos a chamar o espaço físico onde nos reunimos de igreja. O grande equívoco, no entanto não é designar um lugar como igreja, mas sim fazer dele um lugar de segregação, um lugar de eleitos, um lugar de propriedade apenas dos chamados cristãos. Isso nos herdamos do judaísmo.
Para os judeus o templo era exclusividade deles.
Alguns espaços só podiam entrar homens judeus, outros eram designados como espaço para os gentios. O templo era um lugar de privilegiados.
Esse nunca foi um plano de Deus (Isaías 55)
Quem tiver sede pode buscar a Deus -Todos que se voltarem para Deus terá dele misericórdia e perdão. Não importa quem seja e o que tenha feito, se O buscar recebe misericórdia e perdão.
Nós achamos que determinadas pessoas por causa de seus feitos horríveis, não têm direito a perdão. Mas quando um homem em qualquer condição de vida, ainda que tenha cometido os maiores dos crimes, se volta para Deus, receberá misericórdia e perdão.
A palavra de Deus não volta vazia – Se Deus envia misericórdia, misericórdia terá.
Se Deus envia perdão, perdão terá.
Isso vale para todos.
Se um estrangeiro se dispuser a buscar a Deus não será rejeitado (v,3)
Se um eunuco buscar a Deus será recebido no templo e não se sentira como árvore seca (v.3-5).
Qualquer estrangeiro que buscar servir ao Senhor terá seus sacrifícios aceitos (v,6-7).
Isso tudo é verdade porque a casa de Deus é casa de oração para todos os povos.
A igreja é casa de oração para todos que desejam buscar a Deus. Não é um lugar de outra busca qualquer. É um lugar para qualquer pessoa em qualquer condição de vida.
Já sabemos que Deus não faz acepção de pessoas.
Quando fazemos do nosso lugar de reuniões um lugar onde apenas alguns podem efetivamente participar, estamos passando a idéia de que Deus é parcial, ou seja, alguém que faz acepção de pessoas, que tem os seus privilegiados.
Deus ainda afirma que reunirá outros aos que já foram reunidos (v,8).
Quando transformamos a igreja em uma instituição com suas teologias e doutrinas definidas, afirmamos que somente os que se enquadrem nessa mesma idéia pode ser parte dela.
Mas igreja como espaço é apenas um lugar onde todos juntos possam buscar a Deus, podem adorar a Deus, podem ser ensinados no evangelho.
João 6:35-40
Quem vai a Jesus não terá fome.
Quem crê em Jesus não terá sede.
“Aquele que vem a mim de modo nenhum lançarei fora”.
Igreja vamos se facilitadores a fim que as pessoas, quem quer que seja, encontre e seja encontrado por Jesus.