(COLOSSENSES 2:6,7)
Um dos maiores problemas na caminhada cristã é a continuidade, a permanência, nas coisas fundamentais ensinadas na Palavra. No geral, poucos são os cristãos que permanecem na Palavra, na oração, no testemunhar e no servir no Reino de Deus. “Como é feliz quem teme o Senhor, quem anda em seus caminhos”(Sl.128:1). Muitas vezes somos tentados a desistir de seguir a Cristo.
Seguir a Cristo é um passo desafiador nesta geração, porque exige morrer para o mundo, viver na contramão do sistema mundano, abraçar princípios contrários ao que é hoje é comum na sociedade. Muitos cristãos desistem porque não querem abandonar a antiga maneira de viver. Outros abandonam a fé e esfriam no amor.
Uma coisa é crer em Cristo, outra coisa é viver Nele e por Ele.
Paulo dizia: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim”(Gl.2:20). “Para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro”(Fp.1:21).
Cristo afirmou: “Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na Videira…” (Jo.15:4).
A igreja em Colossos possuía qualidades fortes: Fé, Amor, Esperança, Entendimento da graça de Deus em toda sua verdade. (Cl.1:3-8).Uma igreja formada de pessoas que foram gentios, pagãos e judaizantes, e que experimentaram uma transformação sobrenatural em suas vidas.
Instruções de Paulo à igreja de Colossos:
- Explana a supremacia de Cristo (Cristo está acima de tudo e de todos) (Cl.1:15,16).
- Ensina que por meio de Cristo todas as coisas foram reconciliadas a Deus (Nada está fora do controle de Deus) (Cl.1:19,20).
- Insistia para que os irmãos conhecessem plenamente o mistério de Deus: Cristo. (Ter o entendimento pleno de quem é Cristo) (Cl.2:1,2).
- Despertava os irmãos para não serem enganados por ensinos falsos, por argumento eloquentes, que só persuade, mas não levam à transformação de vidas. (Cl.2:3,8).
Depois de tudo, Paulo ensina como eles poderiam continuar vivendo em Cristo (Cl.2:6,7):
- Enraizados em Cristo.Fincados, nas coisas do alto, que vem de Deus (Cl.3:1-3).
- Edificados em Cristo.Caráter formado, estruturado nos ensinamentos de Cristo. (Cl.3:5-14).
- Firmados na fé como foram ensinados.A fé é a única forma de nos manter em pé neste mundo perdido. Sem fé é impossível agradarmos a Deus.A fé é fortalecida pelo conhecimento da Palavra (Cl.3:16a) e pela prática da oração (Cl.4:2).
- Transbordando de gratidão. Reconhecer que tudo que temos e somos vem de Deus. (Cl.3:15,16b).
Conclusão: Ele fecha as instruções para aqueles irmãos dizendo paraserem sábios no viver com os de fora, com aqueles que não conviviam com eles. Para serem agradáveis no falar e no responder. Quem caminha continuamente com Cristo, refletirá o modo do viver como Cristo para o mundo.“Acima de tudo, porém revistam-se do amor, que é o elo perfeito”. (Cl.3:14).