(Mt 8:5-13; 11:1-11)
Seres humanos ora demonstram grande fé ora grande duvida. Assim funciona a nossa natureza.
A fé do centurião causou grande impacto em Jesus. Ele creu na autoridade de Jesus muito maior que a sua, pois enquanto ele podia mandar seus soldados irem e vire, Jesus podia mandar uma palavra e seu servo seria curado.
Há fé fora dos muros da igreja evangélica.
A religião impõe regras para termos fé: sacrifícios, ofertas, reuniões.
Sem religião o centurião apenas estabelece um paralelo entre a sua autoridade e a de Jesus, o que muitos da igreja ainda não perceberam.
Na mesa com Abraão sentarão gente de todos os cantos da terra, mas quem se julga por direito pertencentes à família de Deus estará de fora.
Enquanto o descrente crê o profeta duvida.
João Batista mesmo não tendo racionalmente nenhum motivo para duvidar de Jesus, ainda assim duvida da sua autoridade de messias – “será ele o messias que havia de vir? ”.
A nossa fé é provada no suposto abandono de Deus.
João Batista se sente preterido, talvez pensando: Se ele fosse o messias não me deixaria na prisão onde estou. Quando manda perguntar se de fato Jesus era o messias, a resposta que veio foi a demonstração de que o Reino de Deus não estava preso com João, pois os cegos veem, os surdos ouvem, os mortos levantam e aos pobres o evangelho esta sendo pregado.
O reino de Deus não está condicionado ao que Deus faz ou não faz por você, pois outros estão sendo beneficiados. Feliz é quem não se decepciona com Jesus se ele faz ou não o que queremos.
O belo dessa história é que Jesus não despreza João assim como não despreza nenhum um de nós em nossas dúvidas. Jesus pelo contrário exaltou Joao como um profeta.
Nossa alma encontrará paz mesmo quando supostamente nada esta acontecendo em nossas vidas, quando olhamos para fora de nós mesmos e vemos o que Deus está fazendo com outros.
Todos enfrentam ou enfrentarão algum momento de dúvidas. Há muitas perguntas sem respostas, mas Jesus não nos abandona na dúvida.
Apesar do que passamos o evangelho está sendo pregado, pessoas estão sedo curadas pois o Reino de Deus chegou até nós.