(Mateus 25:14-30)
A caminhada da fé que leva à vitória passa pelo processo de ser servo útil a Deus (no Reino), ao próximo, a nós mesmo e ao mundo (sal, luz, fermento).
Ser útil no reino de Deus é ser despenseiro, cuidador, mordomo das coisas, dos valores, dos interesses de Deus, por sermosdigno de confiança (v.14).Já ser inútil é ser dispensável (v.30).
Caminhar em fé e vitória envolve:
- Ser servo útil e não apenas usado, no reino de Deus.
Há uma grande diferença entre ser usado e ser útil. Ser usado é realizar apenas aquilo que foi feito pra ser. Quem é usado se limita a fazer apenas a sua parte, é como utensílios. Ser útil pra Deus tem a ver com desenvolver, estender, fazer crescer, tudo aquilo que Deus colocou em nossas mãos. É resultado do que somos em Cristo: Servos úteis se tornam cooperadores e lavoura de Deus(I Co.3:1-9).Deus se agradou de José porque ele fez multiplicar o que Deus deu pra ele; e não apenas foi usado para revelar sonhos.
- Assumir a responsabilidade de usar os talentos dados por Deus(vs.20-23).
Quem é apenas usado, joga a responsabilidade do que deve fazer para Deus. Quem é útil é servo bom e fiel porque assume sua parte, não transfere para outro e trabalha para que multiplique.Moisés só foi usado por Deus quando entendeu que era ele quem Deus queria usar para libertar o povo do Egito. A mesma coisa aconteceu com Gideão.
- Reconhecer que a capacidade para realizarmos é Deus quem dá, mas o fazer/desenvolver a tarefa é responsabilidade nossa (v.15).
Todos os três ganharam quantidades (de talentos, responsabilidades) diferentes, correspondente às suas capacidades, mas apenas dois foram úteis. O outro se limitou a ser usado só pra guardar o que recebeu de Deus.O que interessava pra ele era apenas cumprir o dever e pronto(Lc.17:7-10). Deus nunca abandona aqueles que Ele chama para realizar uma tarefa no Reino.
- Obediência, coragem e confiança Naquele que nos chamou e no escolheu para servi-lo.
Ser útil no reino de Deus é para aqueles que têm coração de servo. E servo obedece à voz do seu Senhor e se submete; tem coragem para segui-lo, porque confia Nele.Josué foi um servo útil porque foi obediente, corajoso e confiante no Senhor (Js.1:6-9). Um servo inútil tem medo de exercer sua responsabilidade e devolve para Deus o que recebeu Dele (v.25).
Conclusão:
Todos nós um dia teremos que prestar conta ao nosso Deus de como fomos úteis no seu Reino na terra (v.19).A nossa fé tem sido uma fé prática a tal ponto que ouviremos de Deus: “Muito bem, servo bom e fiel. Foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei. Venha e participe da alegria do seu Senhor”?