Isaías 41:4 “Quem chama as gerações à existência desde o princípio? Eu, o Senhor…”.
Malaquias 4:5,6 “… os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais;caso contrário, eu enviarei e castigarei a terra com maldição”
Inevitavelmente uma geração recebe influência da geração anterior e influencia a geração posterior: Ou para o mal ou para o bem; ou para o fracasso ou para o sucesso; ou para morte ou para vida. Ex. As gerações de Abraão, Isaque, Jacó e de José influenciaram as gerações seguintes (Êx.1:6-8).
Geração = de governantes, de pais, de educadores, de profissionais, de pastores, etc.
A questão é: Quais influências Deus espera que uma geração deixe para a outra? Quais tipos de sementes estão sendo semeadas e germinará para a próxima geração? Quais tipos de filhos e jovens esta geração deixará para o futuro?
O desejo de Deus é que:
Uma geração leve o conhecimento Dele à outra geração. Precisamos deixar na memória da próxima geração e na memória de nossos filhos, a realidade do verdadeiro Deus e seus princípios: “… o teu nome será lembrado de geração a geração” (Sl. 102:12). “… será uma geração abençoada, de homens íntegros. (Sl.112:1,2). “uma geração contará à outra a grandiosidade dos teus feitos; eles anunciarão os teus atos poderosos” (Sl.145:4). Deus falou diretamente a Moiséis no monte Horebe sobre ser Deus das gerações: Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó. (Êx.3:6).
Uma geração seja referencial e modelo, de vida e relacionamento com Deus, para a próxima geração. Os olhos dos filhos estão voltados para o tipo de relacionamento que os pais têm com o Deus que adora. Exemplos: Noemi e Rute. “… teu Deus será o meu Deus” (Rt.1:16). Davi e Salomão. (I Reis 8:25). Tito influenciou sua geração. (Tt. 2:1-9). Timóteo: “… seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza” (Tm.4:12).
Uma geração leve a salvação de Deus para outra geração. Isaías 51:5,8 “… minha salvação está a caminho, de geração em geração”. Timóteo foi influenciado por duas gerações seguidas (II Tm.1:5). Se negligenciarmos em transmitir para os nossos filhos o que recebemos de Deus, tudo que temos morrerá e será enterrado conosco, e a geração seguinte andará longe dos caminhos do Senhor. Deus deixou o remédio para a cura das gerações, e cabe a nós repassarmos este remédio, que é o poder do Evangelho (Ro.1:16,17 / Mt.28:19-20).
A família é produtora de várias gerações e é através dela que as pessoas se sentem amadas, aceitas e seguras. É por isto que Deus faz com que o solitário viva em família (Casa e Igreja). Sl.68:6. Não podemos deixar de realizar o propósito de Deus para nós em nossa geração. Exemplo: Noé, Jó, Davi só morreu depois que realizou o propósito de Deus em sua geração (At.13:36), e os discípulos.
Conclusão:
Que tipo de referência, de Deus e da Sua Palavra, deixaremos para a próxima geração? Você é um tipo de cristão, esposo, pai, mãe, profissional, etc, digno de ser ouvido? Há luz e sal em nossa vida que ilumina quem vive nas trevas e dá sabor para aquele que vive uma vida sem prazer e sem sentido?
Tudo isto só será possível se o mundo olhar para nós e vê a semelhança que temos com Cristo. É somente com a presença e senhorio de Cristo em nossa vida que conseguiremos impactar esta e a próxima geração.