Tragédias fazem parte da vida de gente boa e de gente ruim. No entanto quando acontece a pessoas que classificamos como boas, não merecedoras de tais tragédias, muitas perguntas são logo feitas: “Como pode acontecer tal tragédia com estas pessoas? Se elas forem crentes as perguntas são feitas para questionar Deus: Como pode acontecer tal tragédia com pessoas que estão buscando a Deus? Será um sinal de Deus? Não terá sido a mão de Deus pesando sobre eles?
Enquanto uns acreditam que é um carma e outros acreditam ser frutos de sementes plantadas, alguns chamados evangélicos buscam explicações através de uma teologia de causa e efeito. Tal teologia preconiza que tudo acontece como conseqüência de atos, ou seja: atos bons geram coisas boas; atos ruins geram coisas ruins. Em termos religiosos significa dizer: tragédias acontecem em decorrência de pecados na vida.
Sob esse entendimento a tragédia é considerada como resultado dos pecados cometidos ou falta de cobertura espiritual, uma espécie de autoridade humana que o proteja.
Essa ideia é decorrente do entendimento entre os crentes de que as tragédias são oriundas de pecados. O problema em admitir tal ideia é admitir um conceito equivocado sobre Deus. Se Deus age dessa forma então ele é um Deus mau, é vingativo. No entanto a Bíblia diz que Deus é bom, é amor.
Deus não impõe tragédia sobre os humanos como conseqüência dos pecados.
Deus não tem propósito no sofrimento humano. Creio sim que Ele pode usar os sofrimentos para que de alguma forma cresçamos.
Tragédias são fatalidades sem causa ou são resultados de nossas próprias ações.
A pergunta que faço é: Será que Jesus Cristo avalia tal situação sob essa mesma perspectiva? Será que Jesus ratifica essa teologia da causa e efeito?
Lucas registrou algo que lança luz sobre essa questão. Levaram até Jesus a noticia de duas tragédias esperando dele uma explicação. A expectativa deles é que tais tragédias fossem explicadas pelo pecado das vítimas. Jesus então propõe uma pergunta e ele mesmo a responde: “Vocês pensam que estas pessoas sobre quem se abateu a tragédia são mais pecadoras do que as que não sofreram tragédia nenhuma? A resposta de Jesus foi: “Eu lhes digo que não!” (Lucas 13:1-5)
A tragédia não acontece por uma relação direta com o pecado, senão viveríamos uma tragédia ininterrupta.
A resposta de Jesus indica que há maior tragédia do que as tragédias naturais da vida. As palavras de Jesus foram: “Se não se arrependerem todos vocês morrerão”.
Aqui Jesus nos deixa claro qual é a maior tragédia da vida – A maior tragédia da vida é viver sem arrependimento.
Pra Jesus não importa se o sangue de galileus foi misturado com os seus sacrifícios, ou se pessoas morreram soterradas pela torre de Siloé. O que importa mesmo é que se não se arrependerem morrerão de verdade.
Enquanto não entendermos a miséria da nossa vida, que em nós não há nada de bom, que não importa se somos cristãos, crentes, evangélicos, obreiros, diáconos, pastores ou apóstolos ainda assim somos cheios intenções ruins e perversas, estaremos vivendo uma vida rumo à maior de todas as tragédias – viver sem arrependimento.
Tragédias acontecem sobre maus e bons, mas a morte eterna somente para aqueles que não se arrependem.