(1 Co 11:17-34)
Coríntios foi uma igreja muito interessante. Era cheia de dons, Paulo afirmou que não lhes faltava nenhum dom espiritual (1:7). No entanto era também cheia de confusões, divisões (1:10-15). Paulo chama os irmãos de coríntios de carnais e não lhes podia dar alimento solido (3:1-2).
É essa igreja com seus pecados, incoerências, que se reúne para celebrar a Ceia do Senhor. Paulo tinha elogios a fazer sobre a igreja afirmando que eles se lembravam dele e se apegavam ás tradições. Mas os repreendiam quanto a Ceia (11:17).
A reunião faz mais mal do que bem
1. Quando se reúnem cheios de divisões, separações, pré-conceitos, juízos.
2. Quando reúnem não é para comer a Ceia do Senhor, mas a sua própria ceia sem considerar o outro.
3. Comem do pão como uma demonstração de poder e autoridade.
4. Enquanto um fica com fome o outro se embriaga.
Esta mesa nivela a todos. É a mesa da conexão
A ceia é pra quem se importa com o outro, é pra quem vê a necessidade do outro. É pra quem sabe se conectar com o outro. Muitos vêm a Ceia, mas seu coração nunca se importou com ninguém. Veem para si mesmo.
Se você não quer se conectar com outro você não cabe nessa mesa.
Nela não há pretos ou brancos, não há intelectuais e analfabetos funcionais, não há ricos e pobres. Há pecadores que foram alcançados pelo perdão de Jesus.
A Ceia é momento de conexão e não de isolamento.
Alguns reclamam que pedimos que compartilhem o pão e o vinho. Se você não quiser faze-lo é livre, mas não condene quem o faz. O fazemos apenas como aprendizado da conexão.
Comer indignamente é comer pensando que a Ceia é pra si mesmo.
Não! Somos um corpo. Comendo assim você se volta contra o corpo.
Examinar-se não é ver se há pecado, mas exatamente porque há pecado, é o relembrar o que Jesus fez e se alegrar pelo perdão comendo do pão e bebendo do vinho.
Quem olha para si e se acha justo para a Ceia é como o fariseu que diz: “eu não sou como esse do meu lado!”. Se não tomarmos consciência do nosso pecado não conseguiremos dar valor a essa mesa.
Se você come para demonstração de santidade isso é condenação.
Quando comerem esperem uns pelos outros
Se importe com seu irmão, incentive-o a reconhecer o que Jesus fez por ele.
Somos todos iguais.