https://www.youtube.com/watch?v=pskLg5CS7Xk
(Jo.14:15-31)
Na ministração de domingo passado o Pr. Tomaz falou que a missão básica de um cristão no mundo, é caminhar para Deus, por meio de Jesus. Que para seguir a Jesus as pessoas querem um esquema pronto, um rumo traçado, porque não querem caminhar por fé. Falou também que no Caminho cada pessoa tem seu trajeto com Jesus e que nossa missão passa por caminhar na verdade que é Jesus.
Hoje, quero dá continuidade à nossa missão no mundo como cristãos. Inicialmente quero fazer um panorama rápido sobre a forma como o homem se relacionava com Deus até a ressurreição de Jesus.
No início de tudo, Deus criou o homem para ter uma relação e caminhada direta com Ele mesmo:
- Antes do pecado Deus falava e se revelava diretamente com Adão (Gn.1:28,29/ 3:8-10). Jesus é a expressão exata de Deus e por Ele fez o Universo.
- Depois do pecado o homem começou a invocar na terra o nome do Senhor (Gn.4:26b).
- Em todo o Velho Testamento, Deus passa a se revelar, pelo ouvir a sua voz, por meio de visões e sinais sobrenaturais, anjos, e profetas. (Moisés, Êx.33:21-23).
- Passando o tempo do VT, vem o advento de Jesus, o Deus encarnado na terra (Hb.1:1-4).
- Depois da ressurreição de Cristo, inicia-se o advento do Espírito Santo.
A partir daí muda tudo. Agora a relação e a caminhada com Deus, não é simplesmente pelo ver, pelo ouvir, pelo sentir. Infelizmente queremos caminhar em direção a Deus, com a segurança do que é visível e palpável.Ficamos eufóricos com os milagres visíveis, poréminsensíveis aos milagres internos na alma, na mente e no coração das pessoas.
Agora, a caminhada para Deus, como missão maior, é pela ação do Espírito Santo dentro de nós. Antes do Espírito, era Jesus agindo no homem, do lado de fora. Agora é Deus agindo no mundo, a partir de interior do homem (vs.15-17). Quanto mais vazão darmos ao Espírito, mais fluirá de dentro de nós o poder transformador que produzvida plena (Jo.7:38,39).
A missão de caminhar em direção a Deus é pessoal, mas não é solitária. Não é uma missão de filhos órfãos e sem irmãos (v.18,19). É uma missão em que o próprio Deus, na pessoa do Espírito Santo, nos conduz para Ele (v.25). Infelizmente muitos cristãos estão mendigando na vida espiritual, sem serem mendigos.
Como se processa essa caminhada, na vida dos seguidores de Jesus?
- Amando a Deus acima de todas as coisas (v.15). Esse amor se evidencia no amor ao próximo. “… quem diz que ama a Deus e odeio o seu irmão é mentiroso”.
- Obedecendo a sua Palavra (v.15).
- Tendo intimidade com o Espírito Santo (v.17).
- Experimentando a pacificação que vem do Espírito (v.27).
- Crendo que de dentro de nós, sai poder de Deus para testemunharmos na caminhada em direção a Ele (At.1:8).
- Vivendo sob a soberania total de Deus (v.30).
Conclusão: Caminhar em direção a Deus é caminhar em submissão total ao Espírito Santo, pois Ele habita dentro de todo aquele que decidiu serem discípulos de Jesus.