“Reina o SENHOR; tremam os povos. Ele está entronizado acima dos querubins; abale-se a terra” (Salmos 99:1). “O SENHOR reina para sempre; o teu Deus, ó Sião, reina de geração em geração. Aleluia!” (Salmo 146:10).
Deus é soberano. Essa é uma verdade imutável. Ele reina, está sentado no trono e não abdicou da sua posição por nada e nem por ninguém. No entanto dizer que Deus é soberano é o mesmo que dizer que Ele está no controle de todas as coisas? Pode ser que sim ou pode ser que não, dependendo do que cada um chama de “estar no controle”.
Se está no controle implica que Ele se tornou um xerife do universo em busca de todas as possibilidades de acontecimentos que não condizem com sua vontade para impedir, então Ele não está no controle. Se Implica em dizer que Ele nos defende de todas as tragédias da vida, que evita todas as dores, que resolve todas as nossas crises, então, Ele não está no controle.
O Deus que está no controle, segundo essa perspectiva, foi transformado no deus que encontra espaço no estacionamento, faz nossa fila andar mais rápido, coloca nosso processo à frente dos outros, evita a tragédia nos crentes, impede que coisas ruins aconteçam com gente boa. Mas isso acontece? Comigo não e olha que sou crente! Se essa for a perspectiva em Deus, então, Ele não está no controle.
Creio em Deus de todo meu coração. Ele é o criador de todas as coisas que sustenta o universo com as suas próprias mãos. Creio em Deus como o único e soberano Deus que tem em suas mãos todas e infinitas possibilidades que pode e intervém no universo na vida dos seres humanos, no cosmo, na natureza e em toda e qualquer coisa que quiser, a ora que quiser e do jeito que quiser.
Não creio num deus que fez tanto os seres humanos quanto a natureza criados como fantoches ou marionetes. Creio no Deus soberano que entregou a terra aos filhos dos homens e os responsabiliza pelos acontecimentos, que estabeleceu a lei que toda colheita é dependente diretamente das sementes plantadas.
Creio no Deus cheio de amor e compaixão que pela sua misericórdia intervém na vida dos homens e na terra no momento da sua vontade exatamente porque é soberano. Creio no Deus que não é manipulado por ninguém, que não se sente culpado pelo que aqui acontece, que não se deixa constranger por declarações, decretos ou argumentos humanos. Creio no Deus que por ser soberano sabe tudo sobre nós e nos ama do jeito que somos e estamos e que seu amor não muda ainda que soframos.
Sim, Deus é soberano do mesmo jeito que foi ontem, é hoje e será sempre. Exatamente por sua soberania um dia virá e assumirá o controle definitivo de tudo e de todas. Nesse dia, ele porá a terra e a natureza em ordem, assim como enxugará de nossos olhos toda lágrima e não haverá mais doenças, enfermidades, maldições ou qualquer outra coisa que não diga respeito a sua santidade.
Deus é soberano. É preciso orar à moda antiga e abandonar os nossos neologismos religiosos do tipo: eu declaro, eu decreto, eu determino. Orar à moda antiga é dizer se for da tua vontade eu farei isso ou aquilo, se for da tua vontade passa de mim essa tribulação. Porque Ele é soberano é tempo de voltar a dizer: “venha o teu reino e seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu”.
Tomaz de Aquino
Facebook Pr. Tomaz
Instagram Pr. Tomaz
São Luis,
07/01/2019
Tomaz de Aquino