(Lucas 17:11-19)
Ao mesmo tempo em que somos uma geração de grandes descobertas, por outro lado, somosuma geração doente, vivendo sob o jugo do engano (O errado se tornou certo; a mentira se tornou verdade; ninguém se espanta mais com nada, porque tudo vai se moldando ao sistema vigente).
Já estamos vivendo o cumprimento dos sinais do fim dos tempos em Mateus24(Engano, competição, fomes, escândalos, traição, ódio, e falta de amor).
O mundo está carente de pessoas saradas.Encontramos nos Evangelhos Jesus curando pessoas e mandando elas irem para casa, por que queriam segui-lo, mas Ele queria ver pessoas saradas vivendo o Reino no meio dos doentes.
Neste texto é interessante que Jesus trata com os leprosos de forma diferente. Talvez Ele quisesse mostrar a forma mais natural de se ser curado: Caminhando no mundo, envolvido com o Reino e vivendo debaixo da vontade de Deus.
Neste texto encontramos outros sinais que são marcas registradas desta geração:
- A divisão.Hoje, tudo é dividido, nada é compartilhado. Cada um defende seu pedaço, sua ideologia, suas posições, seus conceitos, com unhas e dentes. Pouquíssimas coisas são comuns a todos, no entanto, o sol nasce para todos. No início da igreja, a marca maior deles era a união: Os que criam mantinham-se unidos, uma era a mente e um o coração. Jesus disse: Todo Reino, cidade ou casa dividida contra si mesmo não subsistirá (Mt.12:25). Um dos grandes problemas do povo de Israel foi a divisão dos reinos.
- A distância uns dos outros (Isolamento).Cada um vivendo no seu mundo, na sua caixa, na sua dor, na sua derrota, na sua vitória, na sua prosperidade, etc. Não nos aproximamos e nem permitimos os outros se aproximarem.Hoje preferimos viver espalhados do que juntos. Fazemos o inverso de Jesus: Quem comigo não ajunta, espalha(Lc.11:23).
- A impaciência. Somos uma geração do imediatismo.O milagre aconteceu enquanto eles iamcaminhando e vivendo. O imediatismo tem produzido uma geração cheia de traumas mentais, depressões, síndromes, neuroses, bipolaridades, hiperatividades, etc. Os que confiam realmente em Deus aprendem a esperar: “Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor”(Sl.40).É esperando em Deus que somos curados, amadurecidos, aprovados no caráter, preparados para toda boa obra e cheios de esperança para perseverar(Ro.5:1-5). Ainda que a….
- A falta de gratidão a Deus.Quem é curado de fato por Deus, tem sede de permanecer com Ele. A gratidão faz a pessoa se voltar para Deus, independentemente da situação em que vive. Infelizmente muitos cristãos querem ser curados fora do convívio com o corpo de Cristo, a igreja. É no corpo que somos curados(I Co.12:25,26). Os profissionais são importantes, mas não são suficientes para a restauração da alma e do corpo.
- A falta da verdadeira fé. Aquele leproso foi curado do corpo, como todos os outros, mas somente ele foi curado da alma, do coração e do espírito.A fé dele ultrapassou os limites da matéria. Toda alma curada anseia pelo Criador.
Conclusão:Somos curados para glória de Deus. Somos curados para que o mundo creia no poder transformador de Deus e seja atraído para o seu Reino. Antes da cura vem o Deus que cura. Quanto mais próximos de Deus, mais curados seremos; e quanto mais curados, mais desejamos estar com Ele.Ele é o Jeová Rafá, o Deus que cura(Isaías 53:4,5).