“Não andeis ansiosos por coisa alguma” ou “não se pre-ocupem”! (Mt 6:25-34)
Algumas recomendações de Jesus são lindas, poéticas, e por serem assim são consideradas inalcançáveis, utopias, inobserváveis, tal a sua magnitude. Então por ser muito elevada as consideramos apenas uma retorica de Jesus: amar o inimigo, dar a outra face, caminhar a segunda milha, dar a quem te pede, perdoar quem te magoa, tratar com misericórdia e não andar ansioso por coisa alguma.
No entanto se Jesus disse “não andeis ansiosos” é porque é muito importante. Ele sabia que seria um dos grandes males das sociedades.
Ansiedade por não ter, ansiedade por não conquistar, ansiedade por não casar, ansiedade pelo milagre que não chega. Ansiedade pode gerar pânico, paranoia, incredulidade e até depressão. Até a ansiedade pela santidade pode nos levar a doenças do tipo legalismo ou libertinagem.
Vencer a ansiedade é um dos grandes aprendizados da vida que evita muitas doenças da alma, da psique, doenças na interpretação do sentido da vida, doença no jeito de viver.
O que é ansiedade?
Dicionário: Grande mal-estar físico e psíquico; aflição, agonia. Ansiedade é uma preocupação intensa, excessiva e persistente, medo de situações cotidianas. Desejo veemente e impaciente
É a capacidade errônea de viver o futuro esquecendo o presente – “não se “pre-ocupe” com o amanhã”. A ansiedade tem esse poder terrível de anular o presente na expectativa de um futuro que talvez nem chegue.
É a fé no pior – a certeza do pior que se espera e a convicção de um futuro ruim que ainda não se vê.
Jesus poderia ter falado sobre a ansiedade de não conseguir um emprego, a ansiedade de ter um curso superior, alguém para formar uma família, sobre ainda não ter conquistado sua independência financeira, mas escolheu falar das coisas mais essenciais: comer, beber, vestir.
Não andar ansioso não tem haver com acomodação nem tem haver com o deixa vida me levar.
Tem a ver com contentamento.
Devíamos ser contentes com o que comer, beber e vestir todos os dias. Mas queremos sempre mais. Nunca nos saciamos. Paulo ensinou sobre o segredo de viver (CONTENTAMENTO) – (Fp 4:10-13; 1 Tm 6:6-8).
Devemos ser gente proativa trabalhadora que cuida de si mesma que busca seus interesses, mas confiando que Deus o fará, e o fará do seu jeito.
Sua pré-ocupação não acrescenta uma hora a sua vida (v,27)
Qualquer conquista deve ser fruto do trabalho e da confiança em Deus e não da ansiedade.
Quem corre ansiosamente atrás do que Jesus chama de necessidades essenciais da vida como prioridade são os pagãos.
Quem é discípulo do mestre busca o Reino de Deus e a sua justiça. Busca o jeito de Deus de fazer as coisas e então o próprio Deus lhes acrescentará tais necessidades.
Jesus ensina a superar a ansiedade: VIVER DIA-APÓS-DIA
Basta a cada dia o seu mal. Não antecipe o mal de amanha, enfrente apenas o mal de hoje.
O segredo da vida é viver o que temos hoje.
Se Deus é por nós quem será contra nós?
Sendo Deus por nós, nenhum inimigo será suficiente para parar em nós o que Deus quer fazer. Apenas uma pessoa pode fazer isso, eu mesmo, com procrastinação, com preguiça, com falta de disciplina com falta de fé e confiança no amor do Pai.
Duas ações básicas para vencer a ansiedade:
- “Entrega teu caminho ao Senhor, confia nEle e o mais Ele fará” (Sl 37:4-5)
- “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus” (Sl 46:10).
Aquietar-se é uma decisão sua. Aprenda a descansar a sua alma na confiança.
A cura da ansiedade está no descansar em Deus, estar no aquietar-se diante de Deus.