Às vezes esquecemos que o nosso inimigo maior é muito astuto. Satanás age de forma sagaz trazendo propostas que aparentam serem boas, mas que na verdade o intuito é tirar de nós aquilo que Deus já nos deu. Ele tentou Jesus no deserto desta mesma forma, oferecendo os reinos do mundo com o seu esplendor, com o propósito de levar Jesus a adorá-lo. Sem percebermos somos enganados e ludibriados pelas ofertas do inimigo, e nos tornamos adoradores do que ele oferece: Dinheiro, fama, riquezas materiais, orgias e prazeres deste mundo, etc.
Esta é a história de um rei dominado pela ganância e cobiça, e de um homem que não abriu mão daquilo que recebeu de Deus. Naquela época a terra era algo de valor incalculável para uma família (Lv.25:23-28 / Nm.36:8,9). É também a história de um homem rico materialmente, mas pobre de alma; e de um homem simples, mas rico de espírito.
As propostas de Acabe para Nabote tem os mesmos objetivos das que Satanás oferece hoje:
“Transformar a vinha em horta”, ou seja, destruir a herança que Deus tinha dado para Nabote, transformando em algo gerado por ele mesmo. Satanás sempre quer colocar o nome e a imagem dele no lugar de Deus. A vinha prefigura o povo de Israel, os filhos de Deus (Is.5:7). É da vinha que se tira o vinho que simboliza o sangue do Cordeiro que nos purifica do pecado e produz a alegria que vem do Senhor. As raízes da videira são profundas e mais fortes; as raízes da horta são rasas e fáceis de serem arrancadas. O inimigo não quer que a gente crie raízes profundas em Deus.
“Te darei por ela, uma vinha melhor”. A oferta do inimigo sempre tem a aparência de ser melhor aos olhos humanos. Na maioria das vezes ele vem oferecendo coisas que parecem ser boas para nós, e aí somos tentados a trocar o que Deus nos deu por aquilo que ele acha que é melhor. Mas no final conduz à morte (Pv.14:12). Exemplos: Trocamos adoração por excitação; santidade por religiosidade; o ser servo por títulos e rótulos institucionais; paz familiar por bens materiais; tempo com a família por momentos fúteis. Satanás continua se apresentando como anjo de luz, para enganar os fracos.
“Dar-te-ei o seu valor em dinheiro”. Satanás sempre usa o dinheiro como isca para trocarmos as coisas de real valor, dadas por Deus, por coisas passageiras e sem valor. Exemplo: Trocamos a boa consciência e a paz de Deus, pelo poder econômico; trocamos a comunhão com a família pelo sucesso profissional doentio; vendemos nossa boa reputação e caráter formado em Deus, por posições de destaque na sociedade; etc. Satanás trabalha para que troquemos o alvo do nosso amor, que é Deus, e sejamos servos do dinheiro.
A vinha representa o lugar da presença de Deus. Deus é o agricultor, e Jesus se apresenta como a videira verdadeira (Jo.15:1). O inimigo sabe do valor que a vinha (presença) de Deus tem para nós. Quanto vale a vinha, como presença de Deus, pra você? Você está disposto a morrer pela vinha que tem a videira verdadeira que é Jesus? Nabote, João Batista, Estêvão, Tiago, Pedro e outros, morreram porque não aceitaram as propostas de Satanás. Qual prioridade você dá em estar e viver na presença de Deus? O quanto você está disposto a rejeitar as propostas de Satanás e deste mundo, para permanecer na presença do Pai? A verdade é que abrimos mão com facilidade das coisas maravilhosas que Deus nos deu: Fé, esperança, amor, família, irmãos, etc. O quanto você é capaz de lutar pelas coisas que Deus já te deu?