Deus vive em uma comunidade de amor: Deus Pai, Deus filho e Deus Espírito Santo. Deus é uma comunidade de amor
Nós fomos criados por Deus à sua imagem e a sua semelhança. Sendo assim fomos feitos para viver também em uma comunidade de amor.
Sendo feitos à imagem de Deus e a sua semelhança, nossa essência deve ser amor e nossa família deve ser uma comunidade de amor. Isso pra tudo que representa família seja um casal com filhos ou sem filhos, seja uma mãe solteira, um grupo de amigos, uma relação de irmãos, ou uma comunidade cristã.
A família não é um ajuntamento.
Família necessariamente não é um casamento. Tem casamento que é uma guerra, uma disputa interminável. O fato de se unir ou casar necessariamente não forma uma família, e se o faz como alguns querem, forma algo disfuncional.
Família exige compartilhar, repartir coisas boas e ruins, momentos bons e maus.
Um time de futebol pode ser uma família, uma equipe de trabalho pode ser uma família, um grupo de amigos pode ser uma família.
Família não é um lugar de juízo, de discriminação.
É lugar de correção, mas nunca de rejeição. Os filhos erram, os pais erram, os amigos erram, os irmãos erram, mas nunca devem ser desprezados ou rejeitados. Não creio nessa frase que diz: “amo o pecador e odeio seu pecado”. A pessoa não é separada do que faz ou é. Somente o amor cobre multidão de pecados.
A família, as relações fraternais e de irmãos em Cristo, tem sido lugar de grandes dores traumáticas, quando devia ser lugar de cura e crescimento.
Achei fantástico um vídeo do Pe. Fabio de Melo que fala sobre a utilidade. Não somos o que fazemos temos um valor maior. “Quem nos ama de verdade é aquele que é capaz de tolerar nossa inutilidade. Só o amor nos dá condições de cuidar do outro até o fim”.
Pais rejeitam filhos por seus erros, por agirem diferente do que esperam. Filhos não são propriedades dos pais, os criamos para irem, escolherem seu caminho, esperando que em algum tempo escolham o caminho que os ensinamos a trilhar pelo nosso próprio exemplo. Simples assim.
O amor liberta… “deixa sua filha voar! Se quebrar as asas, a mãe acolhe, conserta as asas e deixa voar outra vez…”.
É assim que Deus também faz conosco. Ele não obriga ninguém a nada. Ele nos acolhe e cura quando O buscamos.
Todos fomos criados para viver em famila.
Como presente “Deus dá um lar aos solitarios” porque os solitários buscam seus interesses. A primeira coisa que acontece com quem busca apenas os seus interesses, é afastar-se dos irmaos.
Abençoado é quem recebe de Deus uma familia para ser amado.
È por isso que existe a igreja, para acolher a todos sejam casados, solteiros, pobres ou ricos, intelectuais ou ano, e os faz viver em família. Somos colocados em família para aprendermos buscar não apenas nossos interesses. Quem vive uma vida bem vivida é aquele que aprendeu a aolhar para Deus, para o mundo e para o outro.
Que as familias sejam um lugar de cura e crescimento.
Que a igreja como a familia de Deus seja lugar onde haja perdão, cura, acolhimento, suprimento emocional e espiritual.
Que nossas relações familiares entre irmãos, amigos, conjuges, represente bem essa comunidade de amor.
Que Deus os abençoe.