Ser o evangelho
Quando Jesus disse: ide por todo o mundo e pregai o evangelho era mais que simplesmente falar dele. O evangelho é para ser vivido. Não é para ser apenas levado na mente, saber de cor, nos sentimentos, nas emoções. O evangelho é para ser levado na vida. É preciso aprender a ser a mensagem, ser o evangelho.
Como é ser o evangelho?
1° Exemplo: Isaías 20 – Profecia contra o Egito
Na época em que Isaías o Egito tinha uma economia forte, exército muito bem aparelhado com treinamento, armas e cavalos viçosos e bem treinados. Era conhecido como refúgios das nações porque era procurado pelas nações mais fracas que pediam ajuda e aliança. Estava sempre de portas abertas para amparar aqueles que tinham suas cidades saqueadas ou ameaçadas. É caso de Judá que estava ameaçada pela Assíria. Judá ao invés de buscar ao SENHOR e se refugiar nele, colocou sua confiança no Egito e acabou corrompendo-se com seus ídolos.
Deus fez Isaías ser mensagem o levando a ficar nú diante do povo. Isaías nu é a mensagem para Judá e para os Egípcios. Isso é ser o evangelho.
2° Exemplo: Oséias 1: 2-3 Oseías teve que casar com uma prostituta
Israel era culpada de adultério por afastar-se de Deus. Para experimentar em si mesmo a palavra, Deus fez Oséias se casar com uma adultera que, claro, o traiu. Mesmo sabendo que sua mulher o traia Deus mandou Oséias busca-la novamente (Oséias 3).
Isso é andar com o evangelho na vida, o resto é religião.
- Fomos ensinados a ter o evangelho nas mãos e até na cabeça, enquanto o profeta Isaías disse “como são belos nos montes os pés de quem anunciam boas novas”, o que significa andar com ele, caminhar com ele, viver com ele.
- Fomos ensinados até pregar o evangelho, a ensinar as quatro leis espirituais, a ir de casa em casa entregando folheto e sair de lá crendo que pregávamos o evangelho, mas pouco fomos ensinados a dizer como Paulo “ o meu viver é Cristo”.
- Fomos ensinados a decorar versículos, estudar a história de Israel e de seus personagens, a estudar teologia e até buscar descobrir segredos escatológicos, mas pouco fomos ensinados para fazer do evangelho o filtro dos nossos olhos a fim de ter todo corpo iluminado.
- Fomos ensinados a falar o evangelho para alguém, mas pouco fomos ensinados a ter o evangelho no viver, apesar de Jesus afirmar “vós sois o sal da terra e luz do mundo”.
- Paulo aprendeu: “Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”.
Precisamos pregar o evangelho, é uma ordem de Jesus, mas para gerar novos discípulos. John Maxwell disse: “ Nós ensinamos o que sabemos, mas nós geramos o que somos”. Toda a vez que tiver um pai, uma mãe que não sabem se servem a Deus ou não servem, terá um filho que não vai servir a Deus. Por isso, precisamos viver de maneira coerente diante de Deus e criar um ambiente coerente com o evangelho para a nossa família, amigos.
É vital para melhorar a sociedade que sejamos a mensagem, sejam cartas vivas, sejamos o evangelho vivo.