Tema:Com fé persistente alcançaremos vitória.
Há um ditado popular que diz: “Quem espera sempre alcança”. Já a música de Geraldo Vandré diz: “… Então vem, vamos embora que esperar não é saber; quem sabe faz a hora e não espera acontecer”. Conclusão: Quem espera é porque tem esperança, expectativa, confiança, de alcançar algo que ainda não viu, não experimentou e nem tocou naquilo que tanto espera. (Lc. 18: 1-8).
Esperar com a certeza que vai alcançar aquilo que espera, mesmo não vendo, é o que o autor do livro de Hebreus chama de Fé (Hb.11:1).
A diferença do ditado popular e da letra da música para a palavra de Deus está na base de sustentação da nossa esperança, ou seja, esperamos firmado em que e em quem?
O texto é uma instrução de Jesus aos seus discípulos, para permanecerem orando, confiando e esperando, com a certeza de que Deus atenderá as suas orações. Mostrou que a persistência e a continuidade são marcas de quem crê que uma hora o seu pedido será atendido, porque sabe que pede para aquele que pode atender o seu clamor.
Quando pedimos algo a Deus como devemos esperar? Qual a base da nossa espera?
- Esperar por aquilo que está alinhado e em conformidade ao caráter e essência de Deus. A viúva pediu justiça, ou seja, queria apenas que fosse feito um benefício a ela, o que era justo e de direito (v.3). A vontade de Deus em nos atender está associada a sua santidade e aos seus princípios (I Jo.5:14,15). Se isto não for levado em consideração, acabamos pedindo mal (Tg.4:1-3). Obs. Há muitas coisas que são claras que é a vontade de Deus.
- Esperar sem duvidar, caminhando em fé firmada naquilo que diz a Palavra de Deus e não nas circunstâncias da vida. As circunstâncias para a viúva eram as piores: Juiz sem temor a Deus e sem amor ao próximo (v.4). Ela creu indo ao contrário do que é normal aos olhos humanos: Um juiz injusto fazendo justiça para quem queria justiça (v.5). A sua mente não estava dividida entre vai ou não vai atender, mas convicta de que o juiz podia resolver sua situação (Tg.1:2-8).
- Esperar naquele cuja justiça excede a justiça dos homens: Deus! (v.7,8). Ele só espera que recorramos a Ele, com toda confiança (Sl. 40: 1-5).
- Esperar com convicção que é por meio de Cristo que Deus nos dá vitória diante das lutas e tribulações (v.8). “Mais graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de Cristo” (I Co.15:57). A fé que Jesus quer encontrar é a fé da persistência, confiança e certeza da vitória. “Acaso Deus não fará justiça… aos que clamam a Ele dia e noite?”.