(Atos 3:19-21)
A restauração de todas as coisas é o grande desejo e propósito de Deus para toda sua criação. Deus não comunga com o caos, com a destruição, com a deformação, porque tudo que Ele criou foi bom e perfeito. Criou o homem de modo maravilhoso (Sl.139:14).
Há muitas coisas na sociedade que precisam ser restauradas: Família, casamento, liderança que lidera pelo exemplo, a política de governo, educação, princípios elementares de relacionamento, etc.
Há muitas coisas que precisam ser restauradas dentro da igreja: A prática dos ministérios e dons espirituais; a prática do verdadeiro amor (Filhinhos, não amem de palavras, nem de língua, mas por obra e em verdade); a prática da vida comunitária do povo de Deus (O amor que partilha; que divide com quem não tem); o compromisso com a prática da Palavra de Deus; a busca pelos verdadeiros valores da vida: Família, relacionamentos saudáveis, a natureza, paz, harmonia, carinho, respeito mútuo, paciência, etc. Obs. Pagamos tão alto para usufruirmos de prazeres passageiros e esquecemos que os maiores prazeres da vida são totalmente grátis, porque são dádivas de Deus.
Todas as coisas são restauradas a partir da restauração do ser humano. Não haverá restauração da sociedade, igreja, família, etc. sem restauração do indivíduo, das pessoas. O que tem que ser restaurado primeiro é: Pais e os filhos para que assim o lar seja restaurado; os cônjuges para que o casamento seja equilibrado; os líderes para que as instituições sejam sadias; etc.
O propósito de Deus em restaurar todas as coisas se inicia através de Jesus, que foi enviado para restaurar o que foi danificado pelo pecado: “… porque o Senhor me ungiu para restaurar os contritos de coração…” (Is.61:1-4). “Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lc.19:10).
Obs. Na maioria das vezes que Jesus estava com a multidão, Ele estava ensinando os princípios da restauração do indivíduo (Mt.5,6,7).
Ações que produzem restauração de vida (Jr.18:1-6):
- Buscar e desejar ouvir a palavra de Deus (v.2). É a palavra de Deus que gera em nós a consciência de que somos pecadores e que estamos perdidos em nossos delitos e pecados. E uma vez conscientes disso, vivenciaremos os elementos essenciais para toda restauração: arrependimento e conversão, transformação de vida (O filho pródigo em sua consciência ouviu a voz de Deus e se arrependeu. Zaqueu ouviu Jesus e foi transformado).
- Deixar-se ser tratado por Deus (v.4). É o efeito da Palavra na vida de quem ouve. No processo de tratamento de Deus é necessário admitir como estamos: Estamos como vasos frágeis que precisam ser refeitos, restaurados pelo oleiro que é Deus. O tratamento de Deus gera em nós restauração e fé; mudança de vida e confiança no Deus que transforma.
É melhor ser quebrado pelas mãos de Deus do que pelas mãos do Diabo, porque o mesmo Deus que quebra é o mesmo que refaz, restaura (Os.6:1,2).
“A maior derrota de um homem é quando ele foge de si mesmo e da sua realidade”
“A única pessoa que você pode mudar é você mesmo. Todos querem mudar o mundo, mas ninguém quer mudar a si mesmo” (Tolstoi).
O tratamento de Deus é para aqueles que apelam somente para Ele (Davi/II Sm.24:10-14).
- Entregar-se completamente a Deus, permitindo que Ele o transforme (v.6). A transformação começa de dentro para fora. É necessário arrumar primeiro o interior/coração, para que o exterior seja mudado (O que sai do interior do homem é o que contamina).
A embalagem não muda o valor do conteúdo. A estética não tem valor se o conteúdo é pobre. O mundo engana as pessoas com a beleza das embalagens, da aparência exterior, mas é o conteúdo quem define o verdadeiro valor das coisas e pessoas.
Nas mãos de Deus somos como semente: Morremos para renascer em novidade de vida.
“O maior favor que se pode fazer a uma semente, é enterrá-la, para que se torne uma grande árvore, e isto Deus quer fazer por nós através de seu filho Jesus Cristo”.
Conclusão: A vida cristã só tem sentido se o efeito do caminhar com Jesus diariamente redundar em transformação e restauração completa de vida. Este é o propósito e o sentido de todo sacrifício de Cristo na cruz. Toda pessoa que se diz discípulo de Cristo experimenta restauração e transformação de vida por meio da ação de Jesus e assim o nome de Deus é glorificado.