(Lc 23:39-43)
Uma grande luta se trava em nossa mente mesmo sem que muitos percebam. Trata-se da batalha contra a ideia de um Deus criador, soberano, Senhor.
A busca pela felicidade, pela isenção dos males, das tragédias, sem uma resposta direta de Deus, faz com que cresça mais a descrença sobre sua realidade.
Cada dia mais em nosso sistema Deus se torna uma ideia vaga, obsoleta.
A tecnologia, a ciência oferecem soluções e resposta para muitos males da nossa vida, levando o ser humano a crer que pode prescindir do sobrenatural, até porque este é vilipendiado dia-após-dia em muitos lugares chamados igreja.
Somos pressionados a deixar Deus em segundo plano ou mesmo fora do nosso plano.
Contudo, Deus sabia que as coisas transcorreriam assim, por isso se fez homem e viveu entre nós – Deus se esvaziou de si mesmo e tomou a forma de homem (Fp 2:5-8). Ele se tornou homem para se mostrar como é de fato.
Jesus é Deus na cruz, esvaziado de si mesmo, humilhado, igual a qualquer ser humano. Deus virou gente.
Saber quem é Jesus e afirmar isso em nosso viver é fundamental para manter-se de pé na fé.
Jesus não é um grande líder, não é o maior de todos os psicólogos, não é o maior de todos os visionários e muito menos um revolucionário. Jesus não é o chefe de uma religião, caso contrario será comparado a Buda, Maomé, Confúcio e até a Alan Kardec.
Jesus é Deus entre nós
O ladrão da cruz na sua agonia na cruz percebe que ali não estava uma pessoa qualquer – “você não teme a Deus, estando sob a mesma sentença?”.
Esse homem nos legou pelo menos duas verdades maravilhosas:
- Jesus é Deus sentenciado na cruz.
Jesus morre e com ele morre dois homens como tipo de todos os seres humanos. Dois homens, toda humanidade representada e morta com Cristo. E quem nele crê como Deus, estará com ele no paraíso.
- Jesus é Deus sentenciado com os homens culpados, porem sem nenhuma culpa.
Não seguimos um homem especial. Não seguimos um chefe da religião. Seguimos a Jesus aquele que foi feito Senhor e Cristo, diante quem se dobrará todo joelho no céu e na terra.