Amar a Deus acima de todas as coisas é amá-lo mesmo sem coisas alguma.
Amar a Deus acima de todas as coisas implica em Deus ser o primeiro antes de qualquer coisa seja sucesso, fracasso ou dor.
Temos três importantes pressões na vida
O sucesso ou prosperidade, a família e a saúde. Sobre estas três áreas recebemos as maiores pressões tanto do sistema quanto do mundo espiritual.
Quando não há prosperidade nos moldes do sistema ou você é um fracassado ou não abençoado. Todos, homens e mulheres, sofrem a pressão de cumprir um script, ou seja, casar, ter filhos e esse irem bem na vida. Se não for assim, deu errado e não teve a benção de Deus. Se a saúde não vai bem ou é pecado ou é o diabo.
O fato é que a maioria das pessoas, em uma ou outra área, não vai muito bem segundo esse modelo, o que leva uns a sentirem-se abandonados ou preteridos por Deus.
Há possibilidade de amar a Deus acima de todas as coisas mesmo quando as coisas na vida não vão bem?
Este é um dos textos mais intrigantes da Bíblia.
Fala de uma conversa cósmica, Deus e o diabo sobre certo homem chamado Jó. Mas o assunto é sobre se há possibilidade do ser humano amar a Deus acima de todas as coisas.
Deus que acredita que o ser humano pode amá-lo acima de todas as coisas, mas Satanás sempre nos testará.
Satanás insinua que o homem só serve e teme a Deus sob certas condições. Caso tais condições não estejam presentes, então ele abandona a Deus.
Satanás sugere que para servir a Deus o homem precisa ter razões para isso:
1ª – Sugere que se o homem tiver seus bens tocados abandonará a Deus (1:11).
2ª – Sugere que se o homem tiver sua família tocada abandonará a Deus
3ª – Sugere que se o homem tiver sua saúde tocada abandonará a Deus (2:4,5).
Por que Deus aceitou tal desafio?
Essa não é uma briga de ego. Deus apenas mostrava a Satanás que Ele acredita que o ser humano é capaz de escolhê-lo acima das circunstancias.
- Deus acredita que o ser humano mesmo sem seus bens materiais pode se manter fiel – fidelidade a Deus independe se há prosperidade ou não.
- Deus acredita que o ser humano mesmo sofrendo grandes perdas pode se manter fiel – fidelidade a Deus independe se as coisas vão bem na vida ou não.
- Deus acredita que o ser humano mesmo perdendo a saúde pode manter-se fiel – fidelidade a Deus independe da saúde.
Esta foi a prova cósmica de Satanás a Deus em relação ao homem.
Hoje os crentes só acreditam em Deus se Ele os fizer prosperar. Se alguma coisa sair errado na família ou nas finanças a culpa é ou do diabo ou é pecado.
Deus em primeiro lugar se torna apenas uma bela teoria.
Quando o foco da vida está nos milagres, ele desvia a fé do alvo principal que é a salvação da alma.
Conclusões:
Satanás influencia o ser humano a apenas servir a Deus se este o abençoar, financeiramente, fisicamente e familiarmente.
Satanás queria que Jesus provasse sua filiação a Deus tendo pão para comer; se Deus o promovesse pirotecnicamente. Como isso não funcionou lhe ofereceu bens sob adoração. Quem oferece favores em troca de adoração é diabo.
Deus quer que o ser humano o tema por causa de Deus mesmo e não por receber dele alguma coisa. É escolher por Deus mesmo.
Deus acredita que temos em nós mesmos razões suficientes para amá-lo e servi-lo a despeito das circunstâncias que nos envolve.