Abraão é um personagem bíblico importante. Ele é chamado o pai da fé, pois obedeceu a Deus incondicionalmente. Tem sido muito usado em pregações dos que estimulam a prosperidade, a multiplicação.
Mas o maior milagre que aconteceu na vida de Abraão foi continuar caminhando mesmo depois de ter chegado a terra prometida (Gn.13:12).
Deus manda Abraão sair de sua terra e caminhar para uma nova terra.
O desafio de Abraão é manter-se no caminho para que pudesse chegar. Sem manter-se no caminho nunca chegaria à terra prometida.
Ele entendeu que seu chamado não era apenas chegar na terra prometida, mas era para permanecer indo, pois assim o Senhor lhe mostraria no caminho.
A percepção de Abraão foi além do chegar a uma terra aqui na terra. Ele creu que devia continuar caminhando em direção a uma cidade celestial.
Entendeu que a terra não era seu destino final,
Entendeu que a promessa de Deus era muito maior que uma posse neste mundo.
Filhos de Abraão são aqueles que entenderam o que é viver como estrangeiros e peregrinos neste mundo.
Hebreu é um viajante, um peregrino, assim como é o discípulo de Jesus.
O nosso chamado feito por Jesus é “vem e segue-me”. O envio foi: ide e fazei discípulos. O que Jesus disse aos discípulos foi que enquanto fossem fizessem discípulos, e não ir a um lugar específico, mas a todo lugar.
O desafio é andar com ele e como ele andou. O alvo é chegar a ser semelhante a Jesus, mas é necessário manter-se caminhando. Enquanto caminhas cumpra a tarefa e assim serás transformado em gente cada dia mais parecido com Jesus.
Somente continuam caminhando aqueles que:
1. Não esperam desta vida muitas respostas – Abraão seguia apenas (v,8).
Seguir com fé exige obediência a Deus.
Quem espera resposta fica parado. Deus a maioria das vezes não explicações, apenas quer obediência e promete estar junto sempre.
A vida deve ser entendida olhando para trás; mas deve ser vivida olhando pra frente (Kierkegard).
2. Não se apegam a este mundo – Para Abraão mesmo a terra prometida era terra estranha (v,9). Ele tinha um sentimento de desapego – Quando Ló disputou terras com ele, mandou que ló escolhesse,
Mesmo os milagres, sucessos, prosperidade não o satisfazem. Jesus disse: “não acumuleis tesouro na terra..”.
Discípulo de Jesus é alguém que não entende que tem direitos nessa terra e não faz dela a sua posse.
3. Aqueles que têm a esperança da cidade celestial (v,10).
Só se desapega quem tem algo melhor (v,16) – O que Deus tem pra nós vai muito além do material – nem olhos viram nem ouvidos ouviram o que Deus tem preparado (1 Co.2:9).
O livro de Atos mostra os discípulos com os olhos fixos no céu quando Jesus é levado. Eles ficam ali por algum tempo até serem questionados por anjos por ali ficarem como que esperando algo acontecer enquanto haviam recebido a ordem para irem e serem testemunhas, vão caminhar na vida testemunhando.
Muitos ainda estão parados com os olhos fixados no místico, esperando sensações, esperando alguma manifestação esquecendo-se de caminhar e viver o evangelho no meio das pessoas.
A volta de Jesus é certa, nosso desafio é continuar caminhando e não nos esconder atrás de uma suposta espiritualidade. Só chega a terra prometida quem permanece caminhando.
Os primeiros discípulos não foram conhecidos como evangélicos ou mesmo como crentes, mas como gente do caminho, gente que caminhava com Jesus.
Caminhar tem a ver com:
Desenvolver-se espiritualmente;
Relacionar-se mais intimamente com o Senhor.
Continuar caminhando tem a ver com: criar raízes em Jesus, ser edificados nele e firmar-se nele (Col.2:6).