O grande lance é estar em Cristo. Não apenas está na igreja, ou em algum grupo qualquer que seja o nome. O que vale é estar em Cristo.
Paulo afirma que quem está em Cristo implica ser uma nova criação, foi feito de novo. Portanto não de trata fazer ou não fazer coisas, mas de ser.
A maioria dos crentes é identificada por que não fazer coisas; não fumam, não consomem drogas; mas não conhecidos pelo que são.
Pecado não é o que fazemos, mas o que somos. O que fazemos é porque o que fazemos. Quando você vê maldade em tudo é porque você é sujo por dentro.
O que é ser nova criatura?
As coisas velhas ficam para traz, a maneira antiga de viver é abandonada.
Coisas novas surgem de dentro para fora.
Coisas novas da parte de Deus surgem todos os dias na vida, não de fora para dentro, mas de dentro para fora e porque nasce de dentro para fora faz parte de sua vida e não e oriunda de um script.
Parte de Deus porque Ele nos levou para dentro de si mesmo.
Ele nos reconciliou, nos trousse de volta pra Ele.
Fomos criados dEle e dEle nos separamos e é por isso que nossa natureza foi danificada dando a luz a tanta coisa ruim.
Agora reconciliados temos a possibilidade de agir pela natureza do Pai, pois nEle estamos. Na verdade não é Deus que esta em mim, eu é que estou nEle.
A unidade da igreja a que Jesus se referiu não é a simples união de uns com os outros, não é a formação do que chamamos de cristandade. Mas é a união de todos com Ele – “Eu neles e Tu em mim”. Nós nos encontramos em Jesus.
A unidade teológica ou geográfica dos crentes na maioria das vezes compromete a verdade e faz nascer a apostasia.
O que vai fazer o mundo crer que Jesus é o messias de Deus é uma unidade de rosto, de gente que está em Cristo e porque está em Cristo age como Ele, anda como Ele.
Nosso grande desafio de vida é ser identificados como aqueles que estão em Cristo.