O Espírito Santo ungiu Jesus para o evangelho.
Quem tem o evangelho tem sobre si o Espírito Santo.
Quem tem sobre si o Espírito tem uma missão a cumprir.
O evangelho em Jesus é:
1. Anunciar boas novas aos pobres – Gente destituída de riquezas eternas, de virtudes cristãs. Gente desamparada, impotente para realizar seus objetivos espirituais. Gente que se sente incapaz de se purificar, gente que sabe em si mesmo não há nada de bom.
Quem está abastado, cheio de si e suas potencialidades, dificilmente aceitará o evangelho.
2. Proclamar liberdade aos cativos – Anunciar que os cativos na verdade estão livres – O cativeiro é uma mentira, um engano. Jesus subiu aos céus e levou cativo o cativeiro, já não há mais prisões que possam nos conter. Hoje algumas instituições religiosas pregam o evangelho da acusação e não da liberdade.
3. Recuperar a vista aos cegos – Apresentar o evangelho não é apenas uma simples apresentação, mas exige um esforço para os que não enxergam possam ver. O evangelho não torna as pessoas cegas, mas as faz ver. O evangelho não manipula a visão de ninguém, não o aprisiona a uma visão humana.
4. Libertar os que estão oprimidos – Pela culpa, pelo diabo, oprimidos da religião, oprimidos emocionalmente e espiritualmente. Isso exige envolvimento mais do que simples anuncio. Exige amor, paciência, misericórdia.
5. Anunciar que o ano é de aceitação – O tempo de Deus não é mais de vingança – É o ano que Deus resolveu aceitar a todos.
Jesus disse: “Hoje se cumpriu as escrituras”.
Significa dizer que nele se cumpre todo o evangelho.
Nele quem se sente vazio é cheio,
Nele quem se sente cativo recebe a noticia da libertação,
Nele quem não tem visão espiritual recupera a visão,
Nele quem está oprimido é livre,
Nele para todo tipo de gente é dito que é ano da graça.