Qual é o propósito de Deus para seu povo?
Na primeira parte de seu livro Isaias fala da agonia de Israel em meio aos seus erros. O povo de Israel já havia vivido momentos difíceis. Nesta altura do texto Isaias traz à tona algumas das promessas para o povo, mas também lembra os seus equívocos durante a caminhada.
Israel gemendo de dor como uma mulher prestes a dar à luz.
Israel havia perdido o sentido de ser povo de Deus que era ser uma benção para outros povos. Viviam a vida como se Deus não fosse importante, lembrando-se dele apenas na hora da dor e da disciplina quando “sussurram uma oração”.
Vivemos assim quando vivemos em busca de conquistas, de realização de nossos sonhos, mas quando chega a hora se dar à luz da nossa suposta gravidez, geramos vento, pois tudo que geramos que não promove luz aos habitantes da terra é vento.
A promessa de Deus para seu povo é (Is 27:6):
Criarão raízes – profundidade. Quando temos raízes profundas não há tempo de seca ou falta de alimento que nos destrua.
Como árvores brotarão botões e flores – Fala de ser transformado ao longo das estações da vida. Vida com significado, com coerência.
Encher o mundo de frutos – esse é o alvo de nossas vidas. Casos contrários estarão dando a luz vento ainda que com conquista e sonhos realizados, pois tudo que geramos que não promove luz aos habitantes da terra é vento. Não há transformação no mundo porque não há coerência com o evangelho nos evangélicos.
Na maioria das vezes associamos o propósito de Deus a algo que nós mesmo estabelecemos: casar, ter um emprego, prosperar, comprar uma casa e etc. Pode ser também uma cura, de prosperidade, de libertação.
Lc 17:7-10 – Jesus conta uma história nos ensinando que muitos estão na inutilidade de sua fé, fazendo apenas aquilo que lhe é mandado, ou seja, cumprindo doutrinismo e regras da denominação.
A promessa é que sejamos uteis na nossa geração.
O desafio é ser útil, ou seja, descobrir o que Deus quer fazer nessa terra através de você e tentar faze-lo. Tentar perceber o coração de Deus, a vontade de Deus e cumpri-la.
Nós podemos crer que ensinar o evangelho tem a ver com ser útil, servir o próximo tem a ver com ser útil. Abrir a sua casa para ensinar o evangelho é ser útil.
Mt 25:30 – Inferno também será, diante de Deus, a agonia de saber que recebera tudo do Pai tudo que podia fazer sua vida ter mais sentido, mas viveu uma vida inútil sem valor para o próximo. Aí haverá choro e ranger de dente, dor pelo que não viveu, mas serão salvos como pelo fogo. No fim o amor vence. É desse jeito que creio.
O propósito de Deus é nos fazer úteis nesse mundo
É sair da inutilidade para ser útil nesta geração.