Nesta vida ninguém quer cair, porque fomos criados pra ficar de pé e não preso no chão (Ao formar o homem, o Espírito da vida fez o homem ficar de pé). Estar de pé significa muitas coisas: Liberdade pra andar; independência pra se locomover; amplitude de visão; sensação de vida plena, ou seja, de que estamos realmente vivos. Obs. Mesmo quando vamos dormir, a gente deita com a convicção que vamos depois levantar.
A falta de entendimento da Palavra de Deus torna as pessoas ignorantes quanto ao verdadeiro sentido de não cair, mas permanecer em pé. Por isso tem gente que mesmo em pé continua preso no chão. O salmista diz: “Porque estás abatida ó minha alma…”. (Sl.42:11).
Aqui o apóstolo Paulo usa o exemplo do povo de Israel para chamar atenção dos irmãos da igreja de Corinto quanto ao cuidado de não se julgarem firmes o suficiente para nunca caírem. A verdade é que nunca estamos prontos, a ponto de afirmarmos que estamos imunes de uma queda na vida, quer seja familiar, financeira, moral, conjugal e principalmente espiritual. O sentimento de estamos prontos, seguros demais, perfeitos, torna-nos vulneráveis às nossas próprias fragilidades. O homem foi criado perfeito por Deus, mas depois do pecado, “Não nascemos prontos!” (Mario Cortella).
Atitudes encontradas no texto que levam à queda:
Quando não damos o devido valor às coisas divinas, e tornamos comum o que é santo, a ponto de não produzir nenhuma transformação e mudança em nós (v.1-4).
Quando ignoramos os exemplos e atitudes daqueles que já caíram (v.6,11 /Ro.15:4).
Quando cobiçamos coisas más. Coisa má é tudo que faz a gente perder, o desejo, prazer, apetite, gosto, pelas coisas espirituais que vem direto de Deus (v.6 /Nm.11:4-6).
Quando nos tornamos idólatras, adorando coisas materiais no lugar do Criador (v.7 /Êx.32:1-6). Trocamos o Criador pela criação.
Quando nos tornamos amantes da imoralidade (v.8 / Nm.25:1-3).
Quando tentamos o Senhor com nossas impaciências e falta de confiança nEle (v.9 /Nm.21:4-6).
Quando murmuramos continuamente e nos queixamos de Deus (v.10 /Nm.16:41-50).
Quando nos tornamos arrogantes/altivos a ponto de nos julgarmos firme o suficiente para não cairmos (vs.11,12 /Pv.16:18). Muitas vezes o maior inimigo que nos derruba, está dentro de nós mesmos, nossa arrogância e soberba.
Quando nos acomodamos na mesmice e monotonia existencial. E aí nos sentimos confortável com a forma como as coisas já estão (O povo queria viver como vivia antes no Egito. Tomaram gosto em serem escravos, de serem usados e enganados). Espiritualmente nos acomodamos em só comer o que já vem mastigado; acostumamos-nos com o trivial e isto nos trava e anula a continuidade de caminhar e crescer com Deus. Sem crescimento e dependência de Deus ficamos vulneráveis à queda.
Conclusão: Só permanece em pé aquele que tem Deus como único sustentador e reconhece que somente Ele nos livrará de cairmos. Nele encontramos o escape e a força para suportar as tentações que podem nos derrubar e nos destruir. Só Deus é o nosso sustentáculo verdadeiro (Sl.94:18). A maior providência de Deus para permanecermos firmes e não cairmos é JESUS. Amém!