A igreja, como a conhecemos, começa com uma pregação da Bíblia e um convite para aceitar a Jesus e torná-lo seu Senhor e Salvador. As pessoas que aceitam tal convite se juntam e formam o que chamamos igreja.
Ainda que tal convite tenha seu valor, nem sempre contribuiu para a formação do que Jesus nos deixou para fazer. O mandato que nos foi deixado, é para fazer discípulos, mas nós o transformamos em fazer membros da igreja, torná-los evangélicos, o que nos têm causado muitos problemas:
É fácil ser membro da igreja, pois implica em obediência às doutrinas, á liturgia, aos métodos e as autoridades eclesiásticas.
É fácil ser crente, pois implica apenas em crer conforme lhe é dito e esperar que tal fé resolva todos os seus problemas.
É fácil dizer que é salvo, pois significa para a maioria crê no céu, o que o leva a colocar todas as suas esperanças no amanhã e quase nada no hoje.
Jesus começou a sua igreja com um convite: “Sigam-me”.
Esse não era um convite qualquer. Era o mesmo convite que os grandes mestres faziam aos seus pretensos discípulos. Jesus convidava pessoas para serem seus discípulos, e quer que façamos o mesmo.
A pregação de hoje atrai seguidores, o chamado para seguir Jesus forma discípulos.
O que implica ser discípulo do mestre Jesus?
Um dos grandes sonhos de pais judeu era ver seus filhos se tornando discípulos de um dos rabinos. Mas esse não era um sonho fácil de cumprir. Os candidatos tinham que passar por 4 fazes. A primeira implicava em saber de cor todo o Pentateuco (6 anos). Na segunda deveriam saber todo a Torá (14-15 anos). Caso fossem aprovados passavam para a terceira fase quando ficavam sob o ensino do rabino. Mas ser discípulos de um rabino ainda exigia muito mais. Por serem muito exigentes, eles queriam alunos que fossem capazes de ser como o seu mestre, de querer aprender a lei conforme a visão e a compreensão do seu mestre, de fazer o que seu mestre faz, de querer aprender a ser e agir como seu mestre faz e age.
Somente quando o rabino entendia que o aluno tinha potencial para cumprir tais exigências, dizia a ele: siga-me, e ai eles se tornavam seus discípulos.
Jesus chamou 12 dos seus primeiros seguidores para serem seus discípulos dizendo: Sigam-me.
O que é um discípulo?
O discípulo é alguém que quer ser como o seu mestre, quer aprender a lei conforme a visão e a compreensão do seu mestre, quer fazer o que seu mestre faz, quer aprender a ser e agir como seu mestre faz e age.
O que implica ser discípulo do mestre Jesus?
Implica negar a si mesmo e seguir o mestre – tome a sua cruz e siga-me (Lucas 9:23).
Implica em acreditar que é capaz de fazer as mesmas obras do mestre (João 14:12) – Jesus disse aos seus discípulos que eles faria obras maiores que a dele. Pedro andou sobre as águas. Pedro não continuou andando porque duvidou de si mesmo.
Implica em saber que o mestre acredita que é capaz de cumpri o seu mandato – Ide e fazei discípulos. Jesus acredita em quem é discípulo.
Jesus acredita em nós.
Ele sabe que nós podemos fazer o que ele fez.
Depois de andar com o mestre nos caminhos empoeirados da vida ficamos cobertos com a sua poeira, ou seja, adquirimos sua sabedoria, seu poder.
Deus acredita em nós, nós é que duvidamos de nós mesmos. Duvidamos que Deus está em nós.
Duvidamos que fomos chamados pelo mestre para segui-lo.
Jesus acredita que podemos tomar a nossa cruz e segui-lo.
Jesus acredita que podemos fazer as mesmas obras que ele.
Ele confia que podemos cumprir a missão.
Você só poderá cumprir a missão deixada por Jesus se for um discípulo, ou seja, alguém que, quer ser como o seu mestre, quer aprender a lei conforme a visão e a compreensão do seu mestre, quer fazer o que seu mestre faz, quer aprender a ser e agir como seu mestre faz e age.
Hoje é o dia de você se tornar um discípulo de verdade de Jesus Cristo.
Negue a si mesmo e siga a Jesus,
Creia que há potencial em você para fazer o que Jesus fez,
Sai para cumpri a missão deixada por Jesus sabendo que é capaz.