(Romanos 5:1-5)
Como enxergamos os problemas da vida? A maneira como lidamos com os nossos problemas vai definir a maneira como vivemos(Pv.4:23).
Em relação às adversidades da vida, só temos duas alternativas/dois caminhos:
- Nos entregarmos às consequências que elas trazem, nos tornando apenas refugo em um mundo superpopuloso.O mundo evolui cada vez mais e a pobreza também (Dt.15:11). Deixarmos a vida me leva.
- Enfrentá-las na perspectiva dos ensinamentos de Cristo.Se enxergarmos os problemas na perspectiva de Cristo, passamos a encará-los não como prisões ou incômodos, mas como oportunidades de aprendizado (salas de aulas) e amadurecimento, para termos um caráter formado em Deus.
É fundamental encararmos as tribulações com a consciência que tudo contribui, coopera, para o bem daqueles que amam a Deus (Ro.8:28).Em cada situação difícil, as lições que aprendemos nos levam ao coração e à vontade de Deus.
No texto o apóstolo Paulo fala de duas alegrias:
- A primeira, é a alegria na esperança da glória de Deus. Esta é a esperança da volta gloriosa de Jesus (Mt.24:30), que nos colocará em uma nova pátria com domínio pleno de Deus.Todos os heróis da fé em Hb.11, morreram na esperança da pátria celestial (Hb.11:13-16).
- A segunda, é a alegria nas tribulações. Só tem esta alegria quem, de fato, está com o coração cheio do amor e do Espírito de Deus.Paulo faz uma mudança drástica no versículo três. Ele nos ensina como deve ser o caminho de quem já foi reconciliado com Deus. Ele esmiúça, detalha, o que Jesus disse para os discípulos: No mundo tereis tribulações, mas tem bom ânimo.Paulo fala com propriedade: Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação/circunstâncias (Fp.4:11-13).Quem depende de Deus, vê as tribulações como partida para viver o futuro excelente e glorioso.Há motivos preciosos para nos alegrarmos por passar tribulações: A tribulação produzperseverança (é continuidade em Deus, continuidade para lutar, nos livra de esmorecer e jogar a toalha no chão. Na perseverança somos empurrados para frente, olhando sempre para Deus). “Olhando firmemente para Cristo…”(Hb.12:2).A perseverança produz um caráter aprovado (é quem peca por acidente, quem não imita a conduta dos pecadores, inteireza de mente e coração, íntegro diante de Deus). Ocaráter aprovado produz esperança (do verbo esperançar e não ficar apenas sentado esperando; é levantar, ir atrás, lutar, não desistir, levar adiante, não desanimar).O apóstolo Paulo dizia:“Prossigo para o alvo, pois eu sei em quem tenho crido e estou bem certo que é poderoso para guardar o meu tesouro até o dia final”(Fp.3:12-14).
Conclusão:
O desafio é vivenciarmos os problemas na perspectiva dos ensinamentos de Jesus: “Não se perturbe o vosso coração, não desamine, mas tende bom ânimo! Eu venci”(Jo.16:33).