(1 Co. 2)
A ciência não explica o evangelho. O evangelho não é racional, a sua mensagem é loucura ou é poder de Deus (1:18). Judeus queriam sinais e gentios sabedoria.
Paulo ministrou:
1. Não usou discurso eloquente nem sabedoria humana – por causa do sucesso o evangelho virou demonstração de conhecimento teológico, palestra motivacional, discursos filosófico, gritaria mística. Nada disso gera unção.
Paulo afirma deixar de lado toda sabedoria humana, até mesmo teologia para apenas e tão somente se fixar no conhecimento de Cristo e Cristo crucificado (v.2). Por um motivo simples, Cristo crucificado não é explicado por qualquer ciência nem mesmo pela teologia.
2. Com fraqueza com temor e com tremor – nenhuma autoconfiança, apenas confiança de que o evangelho é o poder de Deus.
3. Não com palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do poder do Espírito – deixa o Espírito agir. Ele não queria que a fé do seus ouvintes não se apoiasse na sua sabedoria humana mas tão somente no poder de Deus.
Falar o evangelho é falar sabedoria de Deus. Paulo falava sabedoria entre os maduros, mas não a sabedoria deste mundo. A sabedoria de Deus era a que mostrava o mistério que estava oculto (v.6,7).
Que mistério é esse? O que Paulo falou não tem a ver com o céu, com o paraíso, com a vida na eternidade. Tem a ver com salvação efetivada por Jesus e revelado a cada um de nós pelo seu Espírito.
O mistério é Jesus (v.9,10) – Somente discernido pelo Espírito de Deus e não pela sabedoria humana porque o que Deus fez pra salvar o homem era impossível que a mente do homem conseguisse ou consiga aceitar já que somente é discernido pelo Espírito de Deus e não pela sabedoria humana.
Os sábios da época não entenderam Jesus é que o crucificaram (v.8). Tinham a mente focada no natural, no demonstrável, no lógico que não reconheceram Cristo como o Messias e o crucificaram. Não criam nele porque o que lhes oferecia era a sua vida na cruz e a mensagem da cruz para eles era loucura e escândalo.
Ainda hoje continua assim
As coisas do Espírito de Deus só se discernem pelo Espírito de Deus e não pela sabedoria humana (v.14). Nossa mensagem é o Evangelho, a boa nova de Jesus, clara e inequívoca e não precisa uma exegese e nenhuma interpolação de texto pra ficar claro. Jesus deixou claro.
Lucas 10:21,23 – A revelação de Jesus não é pelo intelecto pela sabedoria humana mas é pela vontade de Deus.
SOMOS FELIZES POR TERMOS A REVELAÇÃO DE JESUS.