Pedro andou com Jesus, a ele foi dada a revelação de que Jesus era o filho de Deus. Foi ele quem andou sobre as águas e quem defendeu Jesus mostrando que estava pronto para lutar por ele. Foi ele quem ministrou o primeiro sermão que levou 3000 pessoas a ficarem compungidas a ponto de fazerem a si mesmo um apelo de conversão. Apesar de ter andado com Jesus, Pedro ainda tinha muito que ser transformado. Certa ocasião, enquanto não havia outros do seu grupo, comia com gentios, mas ao chegarem se afastou.
Pedro foi orar e lá Deus trata com ele.
O tempo de oração de Pedro foi mundo importante, pois ali Deus corrigiria algo que ainda não fora tocado nele, que ainda era enrijecido. Havia muita coisa impregnada na mente de Pedro no que diz respeito ao judaísmo que o fazia agir com preconceito.
Deus mostra um pano cheio de animais de todo tipo e disse a Pedro: “Levante-se, Pedro; mate e coma”. A resposta de Pedro foi: “De modo nenhum Senhor! Jamais comi algo impuro ou imundo”.
A nossa mente está tão impregnada de conceitos estabelecidos como verdade absoluta que quando Deus fala, quando o evangelho vem como ele é, nós dizemos como Pedro “não Senhor”. Quando Deus manda eu tenho apenas que fazer, ainda que seja contrário ao meu convencimento, a minha teologia, doutrinas ou convicções.
A oração nem sempre é para termos nossos pedidos respondidos, mas sempre é para nos transformar, mudar a nós mesmos, nunca a Deus.
“Não chame de impuro o que Deus purificou”.
Deus não falava sobre comida. Ele não está preocupado se você come carne de porco ou não. Isso tem a ver com bom senso, prudência, saúde. O remédio seria mais profundo na vida de Pedro.
Primeiro paradigma: Não considere nenhum homem imundo (v,28).
Nós rotulamos as pessoas: ele é gay, é católico, é espírita, é mulçumanos. É pobre, é negro, mora na favela.
“A salvação não cresce em você enquanto não deixar de ver o outro como imundo”.
Segundo paradigma: Deus não faz acepção de pessoas (v,34).
Cornélio era pagão, mas Deus já o havia aceitado. Nada é mais perverso que o preconceito.
Se disseres que Jesus é o teu Senhor, mas não se relacionas com este e aquele, Jesus não é o teu Senhor. Enquanto disseres que com este ou aquele tipo de gente não tenho comunhão, então você não conheceu o evangelho.
Deus aceita a todos, não importa quem sejam ou de onde sejam, desde que o tema e faça o que é justo.
Terceiro paradigma: A ratificação de quem é aceito por Deus é dele mesmo nunca nossa (v,47).
Não dá para ficar com certezas finais sobre a vida de ninguém (Caio Fábio).
Para aceitar o evangelho é necessário tirar toda acepção do meu coração.
Gente do evangelho é gente que olha para o outro com amor, misericórdia e sem acepção.
Crente não gosta do amor de Deus, ele quer participar de um grupo VIP.
O mais beneficiado neste relato não foi Cornélio, mas sim Pedro que estava sendo livre do preconceito que rotulava o gentio de imundo.
“É fácil crer, mas é difícil deixar entrar as implicações do evangelho em nós”.